Já se foi o tempo em que as cirurgias plásticas eletivas eram assuntos relacionados ao universo feminino. Atualmente, cada vez mais, homens de todas as idades e de todas as classes sociais, buscam a cirurgia plástica masculina por razões estéticas. Os objetivos são diversos: nariz mais proporcional, rosto rejuvenescido, cintura menos marcada, abdômen definido, entre tantas.
Os procedimentos masculinos devem levar em conta fatores tais como a espessura da pele, o crescimento da barba e o tipo do corpo. Então, o melhor é dialogar com o cirurgião plástico que avaliará sua saúde, fará exame físico e pré-operatório, irá tirar fotos e lhe explicará quais técnicas cirúrgicas são as mais adequadas para você.
QUAIS AS CIRURGIAS PLÁSTICAS MASCULINAS MAIS PROCURADAS ?
Assim como acontece com o público feminino, também existem tendências de cirurgia plástica masculina. As mais procuradas pelos homens costumam ser as mesmas e com os mesmos objetivos: preocupação com a aparência e busca por soluções para se sentirem bem com o seu corpo.Dentre as cirurgias plásticas mais procuradas pelo público masculino, as que mais se destacam são:
- Lipoaspiração e contorno corporal: à medida que o homem envelhece, as áreas de gordura tendem a se acumular em torno do abdômen, nas laterais , na área do peito (condição chamada ginecomastia), e ao longo do queixo e do pescoço. Estas são áreas de gordura resistentes à dieta e ao exercício físico.
- Lipo HD: bastante atual e diferente da lipoaspiração convencional, esta é uma cirurgia plástica que tem por objetivo oferecer maior definição corporal aos pacientes. A técnica consiste na sucção de gordura de modo a colocar em evidência os contornos musculares. Normalmente indicada para homens que buscam maior performance, porém apresentam dificuldade na definição muscular apenas com treinos e exercícios físicos.
- Ritidoplastia ou Lifting Facial: o objetivo desta cirurgia plástica é dar ao rosto uma aparência natural, saudável e descansada. Indicada para eliminar os sinais de envelhecimento da face, eliminando rugas, flacidez e excesso de pele na face e no pescoço, perda do contorno da mandíbula, sulcos profundos (bigode chinês) e flacidez nas pálpebras. A área da papada também é uma preocupação para muitos homens.
- Rinoplastia: das cirurgias mais realizadas no país segundo a Associação Brasileira de Cirurgia Plástica. Indicada para pacientes que estão insatisfeitos com o formato natural do nariz, pacientes que nasceram com malformações ou pacientes que apresentam sequelas por trauma. O procedimento consiste em remodelar o formato do nariz. É comum que se aproveitem cirurgias de desvios de septo, carne esponjosa ou problemas como rinite e sinusite para realizá-la.
- Ginecomastia: causada principalmente por desequilíbrios hormonais, é um problema que perturba os homens devido ao desenvolvimento anormal da mama masculina. Pode ocorrer aumento mamário de componente glandular (glândula mamária), adiposo (gordura) ou misto (glândula e gordura). Os sintomas podem ser dor, aumento de sensibilidade, constrangimento e baixa autoestima.
- Blefaroplastia : cirurgia plástica que promove o rejuvenescimento das pálpebras. Consiste na retirada do excesso de pele, músculo e gordura dessa região dos olhos, além de posicioná-las corretamente, de forma a remover rugas, que levam a uma aparência cansada e envelhecida do rosto masculino.
- Mentoplastia: cirurgia plástica que tem como intuito remodelar o mento (queixo) masculino. Pode ser feita tanto para preenchê-lo como para diminuí-lo e, assim, proporcionar equilíbrio harmonioso das características faciais para que o homem se sinta melhor com sua aparência.
- Otoplastia: cirurgia plástica que pode ser considerada estética ou reparadora com o objetivo de corrigir a malformação das orelhas. Ela ajuda a melhorar a forma e o posicionamento das mesmas, tornando-as mais proporcional ao rosto.
- Transplante Capilar: este procedimento cirúrgico já é famoso entre os homens com mais de 40 anos que sofrem com a calvície ou com aquelas indesejadas “entradas” nas laterais da cabeça. O procedimento consiste em pegar fios doados ou retirados de uma “zona doadora” para serem implantados no couro cabeludo, onde há necessidade.
CUIDADOS NO PRÉ E PÓS-CIRÚRGICO
As recomendações para o pré e pós-operatório de cirurgia plástica masculina são as mesmas indicadas para o público feminino, exigindo exames para verificação da condição de saúde, bem como, a necessidade de esclarecimentos detalhados junto ao cirurgião plástico.
Entretanto, alguns cuidados são essenciais durante o pós-cirúrgico :
- Fazer refeições leves, à base de caldos, grelhados e cozidos e comer pequenas quantidades ao longo do dia para evitar náuseas;
- Comer 2 porções de fruta por dia, caldo de legumes ou iogurte com sementes para manter o funcionamento intestinal;
- Beber pelo menos 1,5 L de água ou chá para hidratar;
- Urinar pelo menos 5 vezes por dia;
- Repousar numa posição confortável e adequada de acordo com a cirurgia;
- Trocar o curativo no consultório médico na data marcada;
- Não retirar os equipamentos de proteção como cinta ou dreno, por exemplo, até indicação do médico;
- Tomar os remédios indicados, cumprindo a dose e respeitando as horas para evitar infecção e dores;
- Evitar fazer exercício físico na primeira semana, principalmente quando existem pontos ou grampos.
É importante que o profissional seja escolhido com cautela, após verificação dos registros e habilitações profissionais junto aos órgãos reguladores competentes de cada região, garantindo segurança e resultado satisfatório.