Cosmiatria – Você Sabe O Que É?

É inegável que a busca por procedimentos estéticos antienvelhecimento estão em voga há um bom tempo. Dentre eles, os não cirúrgicos ou menos invasivos têm ganhado destaque por inúmeras vantagens, se comparados aos tradicionais (cirúrgicos). Sendo assim, uma área da medicina estética que tem como objetivo cuidar e prevenir os sinais do envelhecimento na pele é a chamada cosmiatria.

Então o que é cosmiatria? Esta é uma área que se dedica ao tratamento e à prevenção de queixas estéticas por meio de procedimentos minimamente invasivos. Ela proporciona a melhora da pele da face e de todo o corpo. Entre suas indicações estão problemas como acne, rugas, manchas na pele, celulite, flacidez, entre outros. As A Cosmiatria e a Cirurgia Plástica

Na área da cirurgia plástica, o foco principal da cosmiatria é o rejuvenescimento facial. Por meio de diversas possibilidades, pode-se resolver muitas queixas estéticas, ouvidas durante consultas, relatadas pelos pacientes.  Rugas de expressão, contorno facial e até mesmo a qualidade da pele, entre outros, tendem a ser solucionados ou suavizados com os tratamentos oferecidos. Assim, com a melhora da aparência na área que recebeu o tratamento, a autoestima do paciente é garantida. 

Mulher fazendo aplicação de botox na testa para suavizar rugas.

O desenvolvimento tecnológico na área da medicina estética, nos últimos 20-30 anos, proporcionou a descoberta de alguns dos procedimentos de cosmiatria bastante conhecidos. Entre os mais conhecidos temos aplicação de toxina botulínica (botox), preenchedores, bioestimuladores de colágeno, peelings químicos, lasers e luz pulsada, por exemplo.

A escolha do melhor tratamento de cosmiatria para o paciente só é realizada mediante avaliação médica criteriosa e individualizada, a fim de garantir-lhe segurança. Assim, para alcançar os benefícios da técnica a ser empregada pelo profissional, é preciso que haja uma análise cuidadosa da área que será tratada, identificando não apenas suas características subcutâneas, mas também a estrutura musculoesquelética. Dessa forma, o tratamento ideal é direcionado para os lugares que merecem maior atenção. 

Benefícios da Cosmiatria

Sem dúvidas, a área do corpo que mais se beneficia das técnicas da cosmiatria é a face. O fato de o rosto estar sempre exposto a qualquer fator externo, como radiação solar, poluição e maus hábitos no cuidado com a pele, por exemplo, faz com que os sinais do envelhecimento sejam mais visíveis.

Entre alguns de seus benefícios estão:

  • Prevenir ou retardar o surgimento dos primeiros sinais do envelhecimento (rugas, perda de elasticidade da pele e de volume facial); 
  • Tratar e reverter os danos causados pela ação do tempo;
  • Proporcionar o rejuvenescimento facial;
  • Devolver a autoestima ao paciente. 

Quais os Tipos de Tratamentos?

Muitos dos tratamentos que contemplam a cosmiatria são conhecidos por grande parte das pessoas.

Conceito de cosmiatria: mulher bonita cercada por ferramentas de cosmetologia.

Entre os mesmos:

Aplicação de toxina botulínica – conhecida como “botox”, é usada principalmente para prevenir e tratar as rugas de expressão as quais vamos adquirindo com o tempo, como as frontais (linhas transversais na testa), as periorbitais (“pés de galinha”), as nasais (bunny lines) e as periorais (código de barras);

Preenchimento facial com ácido hialurônico – este tratamento costuma ser realizado em certas áreas do rosto, com a finalidade de restaurar o volume perdido durante o processo de envelhecimento. Promove uma espécie de efeito “lifting” natural e harmônico na face;

Bioestimuladores de Colágeno – existem diferentes técnicas e procedimentos que funcionam como bioestimuladores. Apesar disso, o objetivo é o mesmo: ação preventiva e tratamento que visam estimular a produção de colágeno, fundamental para preservação da elasticidade e qualidade de pele.

Interessante considerar que outros tratamentos podem ser associados a esses citados. Porém, isso deve ser conversado e avaliado junto ao médico especialista que realizará o procedimento. Assim como foi dito anteriormente, na hora da decisão, serão consideradas as particularidades, as necessidades e os objetivos de cada paciente. 

Conceito de rejuvenescimento por meio da cosmiatria. Rosto de mulher destacando as áreas onde costumam aparecer rugas.

Como podemos perceber, prolongar a jovialidade não está tão distante da nossa realidade. Cada vez mais as técnicas não invasivas que promovem o rejuvenescimento  estão sendo as primeiras opções para aqueles que pretendem não passar por cirurgias invasivas, aos que desejam ter uma recuperação mais rápida e tranquila, e também aos que não podem dispor de maior recurso econômico, como exigiria uma cirurgia de grande porte. 

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter

Guia para uma Recuperação Eficaz Após Cirurgias Plásticas

A recuperação após uma cirurgia plástica é um período crítico, onde a atenção aos cuidados pós-operatórios é fundamental para assegurar um resultado bem-sucedido e evitar complicações.

A decisão de se submeter a uma cirurgia plástica pode ser um marco importante na vida de alguém, representando um caminho para maior autoestima e conforto pessoal. Contudo, a jornada para um resultado positivo estende-se para além do procedimento cirúrgico em si. A fase de recuperação e os cuidados subsequentes são decisivos na moldagem dos resultados finais e na prevenção de eventuais problemas. Este texto aborda práticas recomendadas e conselhos para uma recuperação tranquila, salientando a importância de se manter fiel às recomendações médicas e de ser proativo no cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Leia a Notícia Completa »
Antes de depois de rejuvenescimento facial em mulher jovem.

Envelhecimento Facial Pode Ser Amenizado?

O envelhecimento facial motivou o desenvolvimento de inúmeras alternativas de tratamento para suavizar ou eliminar os sinais da passagem do tempo. Cada vez mais, os procedimentos invasivos e não invasivos de rejuvenescimento facial estão sendo realizados para atenuá-los e restaurar a aparência jovial.

Leia a Notícia Completa »
Mulher madura bonita, olhando as marcas do envelhecimento nos olhos.

Olhar Jovial Livre das Marcas do Envelhecimento

A área dos olhos é acometida pela flacidez de pele, naturalmente, à medida que o tempo passa; resultado do processo de envelhecimento. Especialmente as pálpebras, deixam a região dos olhos pesada e, em alguns casos, dificultam a visão. A partir dos 35 anos de idade esse processo começa a acontecer, porém isso não quer dizer que não possa aparecer ainda mais cedo para as pessoas com predisposição genética. O avançar da idade, junto às influências das mudanças hormonais, tornam a musculatura da região mais fina e, consequentemente, menos firme.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?