Drenagem Linfática – Conheça os Benefícios desta Massagem Manual.

drenagem linfática

Drenagem linfática manual é um tipo de massagem corporal que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, facilitando o tratamento da celulite, reduzindo edemas e linfedemas, promovendo relaxamento e bem-estar.

A técnica utiliza a massagem para intensificar a atividade do sistema linfático. O método foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa em 1932, sendo aprimorado ao longo do tempo e se tornando cada vez mais popular.

O que é Drenagem Linfática Manual?

Na prática, a linfa que é um líquido viscoso e sem cor, formado por substâncias orgânicas e inorgânicas, principalmente resíduos e toxinas do corpo, é direcionado aos linfonodos a fim de alcançar os vasos capilares onde acabam sendo eliminados através da drenagem.

Apesar de eliminar os líquidos que costumam causar inchaços no corpo, a drenagem linfática manual não ajuda no emagrecimento porque não elimina gordura, apenas diminui o volume corporal. Esta massagem é feita através de uma pequena pressão com as mãos sobre a pele em direção aos gânglios linfáticos. No entanto, a recomendação é que ela seja feita por profissional qualificado, a fim de evitar o comprometimento dos resultados.

drenagem linfática

Em algumas situações, como nos casos de celulite mais profundas, podem ser usados aparelhos que auxiliam a estimulação dos linfonodos superficiais (gânglios linfáticos) de todo o corpo, porém devem ser somados à drenagem manual. Mesmo assim, sua indicação deve receber o aval do especialista, que  analisará suas indicações e contraindicações.

A frequência da realização de drenagem linfática manual é de 1 a 5 vezes por semana; ainda que o número de sessões necessárias seja indicado pelo terapeuta após realizar uma avaliação inicial.   Entretanto, seus efeitos fisiológicos já podem ser notados desde a primeira sessão; ela promove resultados rápidos. As pessoas costumam perceber logo a diminuição na retenção de líquidos, consequentemente menos edema e maior sensação de conforto e bem-estar.Para resultados mais eficientes, a recomendação é dar continuidade ao tratamento.

drenagem linfática com aparelho

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a drenagem linfática manual apenas será contraindicada nos casos de infecções agudas, flebites e tromboflebites, câncer diagnosticados e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada, e febre.

Confira os Principais Benefícios da Drenagem Linfática Manual.

Entre os principais benefícios da Drenagem Linfática Manual estão:

• Aumento da oxigenação dos tecidos;

• Eliminação de toxinas e metabólitos;

• Aumento da absorção de nutrientes por meio do trato digestório;

• Melhora das condições de absorção intestinal;

• Diminuição da retenção de líquidos;

• Estimulação do sistema imunológico;

• Alívio da sensação de peso nas pernas;

• Indicada durante a gestação;

• Diminuição edemas;

• Relaxamento e bem-estar.

Drenagem Linfática Manual e seus Benefícios para as Cirurgias Plásticas

A drenagem linfática é uma técnica bastante indicada quando há o interesse em realizar  cirurgias plásticas. Diferentemente do que as pessoas costumam acreditar, ela não é indicada apenas para o pós-cirúrgico; seus benefícios também são significativos quando feita ainda no pré-operatório, especialmente para uma melhor recuperação.

drenagem linfática pré e pós-cirúrgica

Fase Pré-Cirúrgica

Os médicos costumam indicá-la antes de uma cirurgia plástica para acelerar a diminuição de líquidos que se acumulam entre as células e os resíduos metabólicos, eliminando-os ao serem levados para os vasos capilares.

Ela é capaz de proporcionar reparo no tecido da região que será submetida à cirurgia e acelerar o período de recuperação. Além disso, na fase pré-operatória, a drenagem linfática manual ajuda a aliviar a tensão pré-cirúrgica, relaxando o paciente, deixando-o menos apreensivo.

Entre outros benefícios de realizá-la antes da cirurgia estão:

  • beneficiar a circulação sanguínea;
  • auxiliar o trabalho do sistema linfático;
  • promover maior absorção da pele aos produtos que serão usados antes do procedimento.

Fase Pós-Cirúrgica

Após a realização da cirurgia plástica, a drenagem linfática manual reduz os sintomas do pós-operatório, promovendo a diminuição da dor, do edema e dos hematomas, bem como acelerando o processo de cicatrização do tecido. Por sua vez, os movimentos de drenagem reduzem a retenção de líquidos, previnem e diminuem a formação de cicatrizes, quelóides e retrações.

Em suma, os benefícios da drenagem linfática manual são significativos não só para quem procura melhora estética, mas também para quem busca melhora fisiológica e bem-estar, uma vez que ativa a circulação do organismo de uma maneira geral, ampliando a oxigenação dos tecidos. Entretanto, para que o tratamento se torne realmente eficiente, é imprescindível que o profissional tenha conhecimentos a respeito do sistema linfático.

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
encapsulamento de prótese de silicone

Encapsulamento de Prótese de Silicone é Grave?

A realização de cirurgias plásticas é muito comum no Brasil. Dentre as mais buscadas, com certeza, está o implante de silicone para aumentar o volume das mamas. Embora este seja um procedimento que costuma não demandar novas intervenções, por vezes pode ocorrer o encapsulamento da prótese de silicone; a rejeição ou “contratura capsular” entendida como uma reação normal do organismo que pretende expulsar o “corpo estranho”.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?