Lifting Facial – É Possível Suavizar os Sinais do Envelhecimento

Com o passar do tempo, é inevitável que apareçam as marcas de envelhecimento na face; surgem as rugas, a flacidez da pele, os vincos mais profundos, entre outros. Isso é resultado da diminuição da quantidade de colágeno na pele, o que a torna menos elástica e mais enrugada, especialmente a partir da terceira década de vida.

envelhecimento e lifting

Toda essa transformação, marcada pelo avanço do tempo, mexe com a autoestima e pode gerar insatisfação pessoal, uma vez que nossa identidade é determinada, entre outras coisas, pelo nosso rosto. Nesse contexto, a busca por procedimentos estéticos, cirúrgicos ou não, tem aumentado consideravelmente. E por que não recorrer a intervenções que possam garantir tanto benefícios estéticos quanto autoconfiança? 

Dessa forma, o lifting, seja ele cirúrgico ou não, surge como solução para atenuar os sinais do envelhecimento e resolver o que causa incômodo ao olhar-se no espelho. Mais do que isso, a soma da autoestima e dos procedimentos estéticos é capaz de devolver a sensação de amor próprio, confiança, segurança e felicidade.

O Envelhecimento e o Lifting Facial Cirúrgico

Ritidoplastia

O lifting facial, ritidoplastia, é uma cirurgia plástica de rejuvenescimento realizada para retardar ou suavizar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço. Costuma ser indicado a partir dos 45 anos e quando os sinais de envelhecimento são mais acentuados. Entretanto, a idade pode variar de acordo com o grau de sinais apresentado pelas estruturas faciais: 

• Flacidez no terço médio da face (região ocular, até a mandíbula);

• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;

• Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;

• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada;

• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada;

• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

O procedimento escolhido, após consulta médica, pode ser o lifting completo ( região frontal e sobrancelhas; região ocular até a mandíbula e região inferior do pescoço), ou então o minilifting ( apenas uma região). Importante destacar que o envelhecimento continua, uma vez que é um processo natural durante a vida toda; a intervenção apenas rejuvenesce a face. Dessa forma, os efeitos da ritidoplastia não são definitivos.

Como é Realizada a Cirurgia de Lifting Facial?

A cirurgia é realizada sob anestesia local com sedação ou geral e dura cerca de quatro a cinco horas. As incisões são feitas no couro cabeludo e próximo das orelhas, de forma a minimizar as cicatrizes, que serão permanentes e definitivas. Durante o procedimento, todas as estruturas da face são reposicionadas e o excesso de pele é removido, suavizando as marcas do envelhecimento. Em geral, poucas horas após sua realização, o paciente é liberado para ir para casa.

ritidoplastia

No pós-operatório, é normal que o rosto fique bastante inchado e com manchas arroxeadas; também que surjam dores ou desconforto moderados nos primeiros dias após o lifting facial. Estes são sintomas que diminuem gradativamente com o passar dos dias.

Fazer repouso absoluto nos 5 dias após a realização do procedimento, mantendo a cabeça sempre elevada, é uma das recomendações médicas para amenizar o desconforto inicial. Além disso, o uso de medicações e a realização de compressas com água fria para aliviar o inchaço na região, bem como uma alimentação leve e uma hidratação constante também são indicados ao paciente.

Quando forem removidas as suturas e os curativos, o paciente deverá iniciar as sessões de drenagens faciais, que diminuem o inchaço e aceleram a recuperação. Os primeiros resultados começam a aparecer a partir de 15 dias após a realização do lifting facial, porém o aspecto final deverá ser observado após 2 meses da realização do procedimento. A rotina normal poderá ser retomada a partir do início da terceira semana posterior à realização do lifting facial.

Diferenças entre Lifting Cirúrgico e Não Cirúrgico

O objetivo do lifting não cirúrgico é o mesmo do cirúrgico: tratar os sinais de envelhecimento da face. A diferença é que o procedimento não cirúrgico exclui cortes e agulhas, inclusive internações. Sua realização é feita por meio de tecnologias que ativam os pontos musculares da face, elevando e tratando a pele do rosto.

lifting não cirúrgico

Assim, garantem-se resultados visíveis, duradouros e satisfatórios sem a necessidade de passar por uma cirurgia invasiva. Soma-se a isso, a vantagem de não ser necessário repouso prolongado após a realização do procedimento, apenas alguns cuidados em casa. Normalmente não há dores e o paciente leva cerca de 45 dias para sentir o rosto menos tensionado.  Pequenos hematomas são normais e passageiros, duram em torno de 21 dias, dependendo do tipo de tratamento escolhido.

Existe uma grande variedade de opções não cirúrgicas para rejuvenescer a face  as quais vêm ganhando cada vez mais inovações. Entre elas pode-se citar: resurfacing, toxina botulínica, ácido hialurônico, luz pulsada, enxerto de gordura, lasers, fios de sustentação, dermoabrasão, microdermoabrasão, peelings químicos , radiofrequência e ultrassons.

Importante destacar que tais tratamentos, lifting cirúrgico ou não cirúrgico, têm seus efeitos potencializados quando associado. Porém, independente da escolha a ser feita para eliminar os sinais de envelhecimento da pele, os mesmos devem ser realizados por profissionais capacitados e que pertençam à SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) .

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
encapsulamento de prótese de silicone

Encapsulamento de Prótese de Silicone é Grave?

A realização de cirurgias plásticas é muito comum no Brasil. Dentre as mais buscadas, com certeza, está o implante de silicone para aumentar o volume das mamas. Embora este seja um procedimento que costuma não demandar novas intervenções, por vezes pode ocorrer o encapsulamento da prótese de silicone; a rejeição ou “contratura capsular” entendida como uma reação normal do organismo que pretende expulsar o “corpo estranho”.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?