É Normal Ocorrer a Queda de Cabelo depois da Cirurgia Plástica?

Após a realização de cirurgias, é comum observarmos queda de cabelos em maior quantidade seja no banheiro ou na escova. Além disso,  os fios podem parecer mais ralos, fracos e quebradiços.

queda de cabelo

Vários fatores podem afetar o ciclo de crescimento do cabelo, causando a queda temporária ou permanente (alopecia): medicamentos, radioterapia, quimioterapia, exposição a substâncias químicas, fatores nutricionais e hormonais, doenças da tireoide, doença de pele generalizada ou local e stress. Este último desencadeia o chamado estresse cirúrgico, e não seria diferente quando se realiza uma cirurgia plástica.

A queda de cabelo acontece pois, quando o corpo passa por um procedimento cirúrgico, ocorre o aumento da produção do hormônio chamado cortisol (hormônio do estresse). Estando em maior quantidade no nosso organismo, o mesmo impede que os nutrientes responsáveis pelo nascimento e crescimento dos fios cheguem até o cabelo, causando a queda. Nesse sentido, é preciso entender que toda cirurgia gera um estresse. No entanto, este efeito é momentâneo e pode ser revertido. 

O Ciclo de Crescimento dos Cabelos

Antes de entender os motivos da queda de cabelos após eventos que geram estresse, como uma cirurgia, é preciso conhecer o ciclo de crescimento do cabelo.

Existem três fases do Como Tratar a Queda de Cabelos após Procedimento Cirúrgico?

Para identificar se a queda de cabelo é motivada pela cirurgia plástica, deve-se observar se há maior quantidade de fios de cabelo em travesseiros, no box do chuveiro, na escova, etc. Outro sinal é o de que isso acontece logo após a realização da cirurgia e pode demorar até quatro meses para normalizar.

Em casos específicos, segundo recomendação médica, o paciente poderá tomar suplementos um mês antes da cirurgia para aumentar a quantidade necessária de nutrientes para o fortalecimento do cabelo. Poderá, inclusive, continuar a ingeri-los até que os fios voltem ao normal.

Por outro lado, uma alimentação saudável pode atuar de forma positiva na saúde dos cabelos. A ingestão necessária de proteínas, vitaminas e minerais são componentes fundamentais no crescimento, estrutura e coloração dos cabelos.

Você Conhece alguns Nutrientes Importantes para o Fortalecimento dos Cabelos?

Proteína: Importante para crescimento e regeneração de tecidos; 88% do cabelo é formado por proteínas.

Colágeno hidrolisado: encontra-se na estrutura de tecidos conjuntivos, cartilaginosos e fibrosos como cabelo, unhas, pele, osso, etc; síntese tem participação fundamental de vitamina C.

Vitamina C: sua deficiência pode levar à alopecia.

Zinco: fator de crescimento e desenvolvimento dos cabelos. Com deficiência: cabelos finos, quebradiços sem brilho e avermelhados. Também é fundamental para imunidade, função reprodutiva, cicatrização, manutenção da pele, formação e ação de hormônios, entre outros;

Ferro : fortemente relacionado à queda de cabelo, caso haja deficiência; envolvido com a divisão celular do bulbo (raiz);

Biotina: componente do Complexo B – desenvolvimento do folículo piloso; sua deficiência pode levar à alopecia difusa e despigmentação dos cabelos;

Vitamina B12: responsável pela ativação queratina, formação do caroteno ( responsável pelo crescimento, resistência e fortalecimento dos fios de cabelos e unhas).Quedas de cabelos, agrisalhamento precoce, ressecamento cutâneo e fragilidade das unhas são algumas consequências da sua carência no organismo;

Selênio: mantém a integridade de cabelos e unhas; utilizado no tratamento de caspa e seborreia; é antioxidante. Sua deficiência causa perda de cabelos, unhas frágeis, clareamento dos cabelos, entre outros.

Fatores Emocionais Podem Provocar a Queda de Cabelos?

O eflúvio telógeno (queda de cabelo) também pode ocorrer devido a fatores emocionais e não apenas após procedimentos cirúrgicos. Motivos como separações, mortes de entes queridos, acidentes, doenças, entre outros, também influenciam a queda abrupta do cabelo. Uma das principais causas de queda de cabelo é o estresse do dia a dia.

Além disso, nos dois últimos anos, pesquisas observaram que a relação entre a infecção pelo coronavírus tem provocado estresse físico e emocional, causando queda generalizada do cabelo e interrupção do crescimento do fio.

queda de cabelo e covid

Portanto, para garantir a saúde dos cabelos, em geral, o ideal é alimentar-se de forma saudável, reservar um tempo do dia para relaxar e exercitar-se através de atividades que diminuam a tensão. Caso necessário, o médico poderá prescrever suplementos.

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
encapsulamento de prótese de silicone

Encapsulamento de Prótese de Silicone é Grave?

A realização de cirurgias plásticas é muito comum no Brasil. Dentre as mais buscadas, com certeza, está o implante de silicone para aumentar o volume das mamas. Embora este seja um procedimento que costuma não demandar novas intervenções, por vezes pode ocorrer o encapsulamento da prótese de silicone; a rejeição ou “contratura capsular” entendida como uma reação normal do organismo que pretende expulsar o “corpo estranho”.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?