Skincare, um Aliado no Processo de Rejuvenescimento Facial

Rejuvenescimento facial costuma ser dos assuntos que mais aparecem nas conversas quando o foco é beleza e autoestima. Nesse sentido, um termo tem despertado curiosidade entre os mais ligados às novidades do mundo da beleza facial: Skincare. Não é de hoje que se pretende um rosto livre das marcas do envelhecimento, mas será que só a cirurgia plástica é suficiente para garantir a aparência jovial? A verdade é que se não forem tomados alguns cuidados diários, nem mesmo o procedimento cirúrgico é garantia disso.

Mulher cuidando da pele

Skincare é um termo em inglês; skin significa pele e care quer dizer cuidado. O mesmo vem se tornando cada vez mais popular e faz referência a uma rotina de cuidados diários, semanais e mensais para garantir que a pele do rosto, local em que a derme está mais exposta aos danos causados por agentes externos, seja mais saudável.

O skincare, entendido enquanto prevenção e cuidado, é uma forma de manter a pele limpa, hidratada e saudável. A rotina consiste basicamente em limpar, tonificar, hidratar e proteger. Já visto como tratamento, busca tratar os problemas nela encontrados de forma específica. 

Sua finalidade, além de melhorar a qualidade da pele, é prevenir o dano solar e o próprio envelhecimento.  Entre os danos que podem ser a causa do envelhecimento precoce da pele estão fatores como os raios UVA e UVB, má alimentação, poluição, cigarro, produtos químicos e radicais livres, por exemplo.

Como Organizar uma Rotina de Skincare?

Estabelecer uma rotina de cuidados e protocolo de tratamentos não é tão simples. Para isso, é necessário que seja realizada uma avaliação minuciosa da pele com um profissional adequado, como um médico dermatologista ou um cirurgião plástico, por exemplo. De forma particularizada, o especialista ajustará esses cuidados diários, semanais e mensais a cada caso.

Embora a rotina de skincare possa ser individualizada, alguns passos são comuns e já podem dar início ao tratamento antes mesmo da consulta com profissional.

Cuidados Diários com a Pele   

  • Limpeza da pele:  este é o cuidado diário mais importante; deve-se usar sabonetes próprios para o rosto, a fim de desobstruir os poros e preparar a pele para os passos seguintes. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade, resíduos de maquiagem e produtos poluentes em geral;
limpeza de pele facial
  • Hidratação: inegável a sua necessidade, pois todas as peles precisam ser hidratadas de acordo com seu tipo. Uma pele hidratada mantém o viço e a proteção da derme, além disso evita problemas como descamação, ressecamento e envelhecimento precoce; 
  • Uso de protetor solar:  independentemente da época do ano ou de o tempo estar nublado ou ensolarado, o uso do protetor solar deve ser prioridade para quem quer preservar a pele. A escolha do protetor solar deve levar em conta o tipo de pele, desde que o fator de proteção mínimo seja entre 30 e 50.

Cuidados Semanais com a Pele    

  • Esfoliação: esta etapa é responsável pela renovação celular e limpeza mais profunda da pele, desobstruindo os poros e deixando-a mais iluminada e saudável;                   
  • Máscaras: há vários tipos de máscaras que atendem a necessidade de cada pele especificamente;  pode ser de hidratação, renovação celular ou antioleosidade.

Cuidados Mensais com a Pele 

  • Limpeza de pele com esteticista: neste caso, importante que sejam utilizados bons produtos, bem como tecnologias seguras e efetivas para remoção de cravos e  limpeza mais profunda;
  • Tratamentos avançados: caso haja necessidade, e de acordo com avaliação feita por profissional competente, pode-se estabelecer um programa de tratamento no qual se utilizem tecnologias como laser, microagulhamento e até peelings mensais, a fim de estimular o colágeno, reduzir manchas, melhorar vasos e promover rejuvenescimento.
tratamento facial avançado

Como Realizar o Skincare?

Quem pretende dedicar um tempo ao autocuidado, deve separar um espaço em sua rotina diária para cuidar de si mesma, afinal este é um gesto de amor próprio.

Sabe-se que a correria do dia a dia, muitas vezes, impede que se tome os cuidados necessários com a pele durante a manhã, razão pela qual eles costumam ser mais práticos e rápidos. Logo, o melhor momento para se realizar o skincare é à noite, quando então se faz uma limpeza mais profunda da cútis.

Inclusive, o melhor horário para a aplicação dos dermocosméticos que possuam ácidos em sua composição é à noite, pois se expostos aos raios solares podem causar reações adversas na pele. Além deste cuidado, não se deve economizar creme hidratante no rosto e no corpo, bem como hidratação nos lábios.

Estabelecer uma rotina de skincare, certamente, é capaz de prevenir futuros problemas. 

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
encapsulamento de prótese de silicone

Encapsulamento de Prótese de Silicone é Grave?

A realização de cirurgias plásticas é muito comum no Brasil. Dentre as mais buscadas, com certeza, está o implante de silicone para aumentar o volume das mamas. Embora este seja um procedimento que costuma não demandar novas intervenções, por vezes pode ocorrer o encapsulamento da prótese de silicone; a rejeição ou “contratura capsular” entendida como uma reação normal do organismo que pretende expulsar o “corpo estranho”.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?