Você já Ouviu Falar sobre Vibrolipoaspiração?

Certamente, o que é Lipoaspiração e Lipoescultura todos sabem, mesmo que não haja domínio sobre o assunto. No entanto, uma técnica de cirurgia plástica semelhante tem gerado muitas dúvidas e também curiosidades: a vibrolipo, ou vibrolipoaspiração. Como ela se diferencia dos outros dois procedimentos?

vibrolipoaspiração

De acordo com a SBCP, vibrolipoaspiração é uma técnica aprimorada de lipoaspiração na qual um dispositivo (elétrico ou mecânico) auxilia o processo de retirada da gordura corporal. O aparelho gera um movimento de vaivém de cânulas finas extremamente rápido. Tal técnica, que pode ser aplicada em qualquer área do corpo, surgiu para dar maior conforto ao cirurgião plástico, diminuindo o esforço necessário em movimentar a cânula durante a cirurgia.  

Afinal, como se Diferenciam as Técnicas de Lipoaspiração e Vibrolipoaspiração? 

Tanto a lipoaspiração como a vibrolipoaspiração são procedimentos cirúrgicos bastante procurados, especialmente pelo público feminino, por aqueles que desejam emagrecer e/ou modificar detalhes do corpo que os tornam insatisfeitos com sua aparência.

Ambos procedimentos retiram a gordura excessiva localizada em áreas do corpo como coxas, barriga, costas e braços, melhorando o contorno corporal. A diferença se encontra no tipo de cânula utilizada pelo cirurgião. Para a lipoaspiração, a cânula é maior e não possui movimentos próprios. Os mesmos são realizados pelo cirurgião plástico que alterna movimentos bruscos de introdução e retirada da cânula.

corpo feminino marcado para procedimento

Já na técnica de vibrolipoaspiração, além do movimento semelhante de vai e vem da cânula, que neste caso é mais fina do que a da lipoaspiração tradicional, existe a vibração da mesma produzida por um aparelho vibroaspirador. O aparelho possibilita a quebra e a remoção da gordura localizada não só por meio das vibrações da cânula, mas também por seus movimentos helicoidais (torcidos), tornando o processo mais rápido e eficaz.

Quando a Vibrolipoaspiração Costuma Ser Indicada? 

A vibrolipoaspiração é uma técnica de cirurgia plástica que costuma ser recomendada para pacientes que estejam no peso ideal ou com um leve sobrepeso e que queiram reduzir gordura localizada e acentuar o contorno do corpo. 

vibrolipoaspiração

Este procedimento torna mais fácil a retirada de gordura, especialmente nos casos em que o paciente já tenha realizado lipoaspiração anteriormente e existam áreas com fibrose, que dificultam muito o processo. 

Entre as vantagens da vibrolipoaspiração, pode-se citar que a gordura lipoaspirada, assim como na lipoescultura, pode ser enxertada em outras áreas do corpo que precisem de preenchimento de volume, como bumbum, coxas e quadril.

Como é Realizada a Cirurgia?   

Na vibrolipoaspiração, conforme descrito anteriormente, o aparelho eletrônico produz vibração com movimentos rápidos e intensos, o que facilita o deslizamento da cânula na gordura. Assim, o procedimento torna-se mais rápido e seguro, com menos trauma e dor no pós-operatório e, ainda, possibilitando um retorno mais precoce às atividades habituais.

O tempo de duração da cirurgia vai depender da região na qual será realizada e da quantidade de gordura que será aspirada no paciente. Em geral, fica em torno de duas a três horas, enquanto que o período de recuperação gira entre cinco e 14 dias. 

E a Recuperação como Acontece?

As recomendações no pós-operatório costumam ser: 

  • Uso de cintas especiais modeladoras: recomendado para a maioria dos procedimentos, pois ajuda a manter os tecidos no lugar, auxiliando no processo de regeneração;
  • Drenagem linfática: cuidado extremamente importante no pós-operatório de vibrolipoaspiração. Ela é fundamental para eliminar retenção de líquido e combater o inchaço normal após a realização de cirurgia;
drenagem linfática
  • Atividades físicas limitadas: as atividades de alto impacto devem ser suspensas, principalmente se a quantidade de gordura extraída for grande. No entanto, recomenda-se a realização de pequenos movimentos e até caminhadas moderadas a partir do segundo dia;
  • Retorno médico nos dias marcados: seguir o cronograma de consultas é fundamental para que o médico avalie a evolução do paciente e prescreva os cuidados e  medicamentos necessários.

E, para que se alcance bons resultados, além da técnica cirúrgica moderna de vibrolipoaspiração, outros fatores são de extrema importância, como a qualidade da pele, dos tecidos e da cicatrização de cada paciente. O resultado final dependerá da recuperação total do edema (inchaço) e da completa cicatrização. A completa modificação corporal só estará completa próximo a 1 ano.

Por isso, o comprometimento do paciente com as orientações pós-operatórias são tão essenciais quanto habilidade do cirurgião plástico especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter
encapsulamento de prótese de silicone

Encapsulamento de Prótese de Silicone é Grave?

A realização de cirurgias plásticas é muito comum no Brasil. Dentre as mais buscadas, com certeza, está o implante de silicone para aumentar o volume das mamas. Embora este seja um procedimento que costuma não demandar novas intervenções, por vezes pode ocorrer o encapsulamento da prótese de silicone; a rejeição ou “contratura capsular” entendida como uma reação normal do organismo que pretende expulsar o “corpo estranho”.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?