Mastopexia é a cirurgia cujo objetivo é remodelar e levantar os seios flácidos e caídos até sua posição original. Ela é realizada através do reposicionamento da aréola e da pele com flacidez. Este procedimento também é conhecido como lifting de mamas ou mamoplastia.
O corpo feminino passa por inúmeras transformações ao longo da vida. Tais mudanças envolvem diversos fatores que vão desde a puberdade ao envelhecimento. O uso de hormônios, de anticoncepcionais orais, as variações de peso, a gravidez, a amamentação e a menopausa são alguns dos motivos que alteram o aspecto e consistência das mamas, tornando-as mais caídas, flácidas. A mastopexia, nesse sentido, permite que se reposicione os seios para deixá-los com melhor aspecto e simetria, consequentemente, devolvendo a autoestima à mulher .
TIPOS DE MASTOPEXIA
Existem duas formas de realizar a cirurgia: a mamoplastia clássica ou a mamoplastia com inserção de prótese.
- Mastopexia Clássica: é realizada apenas para correção da flacidez dos seios; o médico retira o excesso de pele e reposiciona o tecido mamário, dando um novo contorno e formato aos seios. Entretanto, este procedimento pode ser realizado também com a aplicação de próteses, se assim for o desejo da mulher.
- Mastopexia com Próteses: cirurgia que, além de corrigir a flacidez dos seios, proporciona o aumento dos mesmos através do implante de silicone. Neste tipo de procedimento, se necessário colocar uma prótese volumosa, a cirurgia de aumento de mamas deve ser feita até 3 meses antes da mastopexia, a fim de garantir que o peso dos seios não prejudique o resultado final.
COMO SERÁ REALIZADO O CORTE NAS MAMAS?
Quanto à incisão, nos dois casos de mastopexia, vai depender da quantidade de pele a ser retirada. Existem 3 tipos principais de cortes que podem ser utilizados para realizá-la:
- Periareolar: é feito ao redor da aréola apenas em alguns casos, especialmente quando não é necessário remover muita quantidade de pele;
- Periareolar e vertical: é feito quando a aréola precisa subir, mas não é necessário retirar muita pele;
- T-invertido: é usada em casos em que é necessário retirar uma grande quantidade de pele.
A escolha do tipo de corte vai depender das condições do paciente e da orientação do médico cirurgião plástico. O tempo de realização da cirurgia é, em média, de uma hora e meia a quatro horas. A paciente poderá deixar o hospital no mesmo dia, ou ainda, permanecer internada por 24 horas.
A recuperação da paciente, geralmente, é rápida e tranquila. É normal sentir certo desconforto, sensação de peso ou alteração na sensibilidade dos seios devido à anestesia que poderá ser local com sedação, geral ou peridural.
QUAIS SÃO OS CUIDADOS APÓS A MASTOPEXIA?
Após a realização do procedimento cirúrgico, a paciente deverá ficar em repouso durante um tempo e tomar alguns cuidados para evitar complicações:
- Nas primeiras 24 horas, permanecer deitada com o tronco elevado a 30º ou sentada;
- Nos primeiros 30 dias, utilizar sutiã pós-cirúrgico 24 horas por dia, retirando-o apenas na hora do banho. Nos próximos 30 dias, utilizá-lo apenas para dormir;
- Não deitar de bruços e nem de lado. A utilização de travesseiros para elevar o tronco poderá tornar a posição mais confortável;
- Evitar a exposição da região operada ao sol por, no mínimo, 3 meses;
- Evitar movimentos de grande amplitude dos braços e não os erga além da altura dos ombros nas primeiras duas semanas;
- Não levantar ou carregar peso;
- Realizar massagem e drenagem linfática conforme a orientação do médico;
- Manter dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e carnes brancas. Evitar o consumo de doces, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas;
- Parar de fumar antes mesmo da cirurgia, pois o cigarro dificulta a microcirculação de sangue no local operado, prejudicando a cicatrização;
- Respeitar o horário e dosagem das medicações (anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos) indicadas pelo médico;
- Não fazer esforços físicos nos primeiros dias para garantir a boa cicatrização da pele e das camadas internas.
A evolução da cicatrização será observada ao longo dos meses. Já os resultados finais levarão, em média, um ano para serem notados.
EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES PARA A MASTOPEXIA?
Em geral, este tipo de procedimento não é contraindicado às mulheres. Entretanto, para mulheres jovens que pretendem ser mães não é aconselhável, pois a cirurgia poderá atrapalhar a amamentação, no caso da perda dos ductos da mama, os canais responsáveis por conduzir o leite.
Além disso, mulheres portadoras de doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, ou doenças crônicas descompensadas, como diabetes, hipertensão ou insuficiência cardíaca, devem conversar com o cirurgião plástico. Somente ele poderá analisar cada caso especificamente. É de extrema importância que o mesmo seja Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Associação Médica Brasileira.