Sabe aquela máxima “ …mas homem não liga pra aparência.” Pois então, foi-se o tempo em que isso era uma realidade. A cirurgia plástica deixou de ser exclusividade feminina; a busca por procedimentos estéticos masculinos, sejam eles cirúrgicos ou não, tem atraído muitos homens nas últimas décadas. De acordo com dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o número quadruplicou nos últimos tempos.
Ainda que as mulheres continuem ultrapassando os homens nas estatísticas de cirurgias plásticas, eles têm demonstrado maior preocupação não apenas com a saúde, mas também com a estética, para modificar a aparência e melhorar a autoestima. Entre seus objetivos, por exemplo, estão ter o rosto rejuvenescido, o nariz mais proporcional, o abdômen “tanquinho” e a eliminação de gordura corporal.
Para atingi-los, os procedimentos devem levar em consideração alguns fatores que diferem quanto ao organismo feminino e masculino, como o tipo de corpo, o crescimento da barba e do cabelo e a espessura da pele, que nos homens é mais espessa, oleosa e firme. O envelhecimento também ocorre de forma diferente entre os sexos. Eles mantêm a elasticidade da pele por mais tempo do que as mulheres, mas quando surgem os primeiros sinais, as mudanças são rápidas e bastante visíveis.
Existe Forma Ideal para Corpo e Face Masculinos?
Apesar das características individuais de cada um, de uma maneira geral, o corpo masculino ideal deve ter porte atlético, abdômen tonificado, ombros e tórax largos e a área do quadril e da coxa estreita.
Entretanto, com o envelhecimento, é comum que os homens acumulem excesso de gordura em torno do abdômen, nas laterais do corpo, na área do peito, ao longo do queixo e do pescoço. Isso justifica a procura da lipoaspiração também pelo público masculino, que não consegue eliminá-la por meio de dieta e atividades físicas. Nos casos em que há maior flacidez de pele, é necessário realizar a abdominoplastia em conjunto com a lipo.
Quando o assunto é a face, as cirurgias plásticas feminina e masculina se assemelham. Blefaroplastia, Rinoplastia, Implantes Faciais são realizados da mesma forma para ambos, ainda que para os homens se dê maior projeção ao queixo e às maçãs do rosto, e o nariz seja trabalhado de maneira a ficar mais marcante.
Por outro lado, nos procedimentos faciais, há maior sangramento no rosto masculino durante a cirurgia, se comparado ao das mulheres, por isso a presença de hematomas é maior. Além disso, neles as cicatrizes nem sempre podem ser escondidas com maquiagem ou cabelos.
Quais os Procedimentos Estéticos Masculinos mais Desejados?
Entre os diversos tipos de cirurgias plásticas masculinas algumas são mais procuradas. São elas:
Blefaroplastia – objetiva rejuvenescer o olhar com aparência de cansaço, envelhecido. Pode ser realizada tanto na pálpebra superior, como na inferior de maneira individualizada, ou em ambas ao mesmo tempo. O procedimento é indicado nos casos em que há excesso ou flacidez de pele nas pálpebras e/ou bolsas de gordura na pálpebra inferior. A cirurgia não tem apenas finalidade estética, ela também é capaz de manter a dinâmica funcional dos olhos, prevenindo problemas oculares futuros;
Ginecomastia – este procedimento é realizado para correção da área das mamas que, devido a um desequilíbrio hormonal masculino, provoca o desenvolvimento da glândula mamária (aumento dos mamilos). Essa situação é capaz de afetar seriamente a autoestima do homem, por isso seu foco é corrigir as mamas e evitar o desconforto social causado;
Lipoaspiração – a lipoaspiração é realizada em homens que já estejam em seu peso ideal, pois seu objetivo é retirar a gordura localizada em determinadas áreas do corpo, como costas, abdômen, coxas, braços, flancos e joelho, e promover a melhoria do contorno corporal, além de deixar os músculos mais evidentes;
Rinoplastia – está no topo da lista das buscas masculinas por cirurgias plásticas . Esse procedimento não só auxilia na harmonização das proporções nasais, como também melhora a capacidade funcional do nariz para que o paciente respire melhor;
Otoplastia – é o procedimento destinado a corrigir deformidades da orelha que sejam oriundas de questões genéticas, traumáticas ou por doenças. Entre as mais procuradas está a Otoplastia (correção das “orelhas de abano”) que, em geral, é realizada em crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, ainda que não haja restrição para fazê-la em adultos.
Como podemos perceber, existem inúmeros procedimentos estéticos masculinos que podem ser feitos pelos homens de diferentes idades e características físicas. O que conta, ao final, é melhorar a autoestima e, de quebra, dar aquele “up” ao visual.