Com certeza, você já deve ter lido que os bioestimuladores de colágeno são excelentes tratamentos para a pele. Inegavelmente, os diferentes tipos de tratamentos faciais minimamente invasivos, como os preenchimentos e os bioestimuladores de colágeno, surgiram como possibilidade de diminuir os efeitos do envelhecimento e corrigir as imperfeições da pele.
São procedimentos modernos, seguros, praticamente indolores, rápidos na aplicação e nos resultados e com custos acessíveis. Melhor ainda é que, na maioria dos casos, podem ser realizados no próprio consultório ou clínica médica. Além disso, por serem de rápida recuperação, permitem a volta à rotina mais rapidamente.
O colágeno é uma proteína responsável por sustentar as estruturas da pele e manter a sua firmeza. Já o bioestimulador de colágeno é uma substância injetável que provoca uma leve ação inflamatória com o objetivo de estimular novamente a produção da proteína e promover a recuperação da firmeza da pele, perdida ao longo dos anos. Ele é recomendado para suavizar manchas, marcas de expressão e combater rugas na face. O colágeno produzido através deste tipo de procedimento segue ativo por, aproximadamente, 2 anos.
Você conhece os tipos de tratamentos faciais com Bioestimuladores de Colágeno?
Entre as principais técnicas, não cirúrgicas, utilizadas para recuperação da firmeza, textura e sustentação da pele, que utilizam os bioestimuladores de colágeno, destacam-se os seguintes.
Sculptra – tratamento que faz uso do ácido polilático (material sintético biocompatível e biodegradável) como um bioestimulador para o corpo produzir colágeno. Sua aplicação é feita com agulhas finas ou microcânulas que perfuram a camada superficial do rosto na região periosteal ou subcutânea, onde há uma grande perda de gordura.
Costuma ser indicado em casos de flacidez facial para completar o contorno do rosto e preencher as linhas do riso, as rugas e os sulcos mais profundos. Geralmente é aplicado no pescoço, papada,colo, ângulo da mandíbula, contorno da face e queixo. No entanto, também pode ser utilizado em outras partes do corpo como mãos, umbigo, parte interna dos braços e coxas, celulite e nádegas.
Em geral são indicadas , no mínimo, três sessões consecutivas, cada uma com um intervalo de, pelo menos, um mês. Os resultados não são imediatos e os efeitos são temporários; sua durabilidade costuma ser de cerca de dois anos.
Lifting com Fios de PDO: estes são fios absorvíveis pelo organismo que estimulam o corpo a produzir colágeno e promovem uma melhora da qualidade e firmeza da pele. Sua indicação é para eliminar o bigode chinês e a terrível papada, levantar as maçãs do rosto, bem como devolver o contorno natural da face e pescoço.
Existem diversos tipos de fio de PDO: lisos, parafusos e espiculados (com garra); cada um com funções específicas.Os mesmos são inseridos, após anestesia local, com o auxílio de uma cânula; depois, o profissional faz o reposicionamento dos tecidos faciais do paciente. Estes bioestimuladores de colágeno permanecem na pele de 8 a 12 meses, em média, embora seu resultado possa ser percebido por mais tempo.
Fios de Sutura Silhouette: são bioestimuladores de colágeno feitos de ácido polilático, são utilizados para tração através de seus cones absorvíveis que proporcionam o rejuvenescimento, especialmente nos casos de flacidez da face e do pescoço.
Os fios são introduzidos na gordura subcutânea, logo abaixo da pele, por meio de pequenos furos de uma agulha fina. O efeito lifting é imediato e a estimulação da produção de colágeno acontece de forma gradual e natural. O ácido polilático é integralmente absorvido em um período de 12 a 18 meses.
Entretanto, seus efeitos não são perdidos, uma vez que o procedimento promove uma profunda hidratação da pele. A necessidade de reposição dos fios deve ser avaliada junto ao médico.
Radiesse: é considerado um bioestimulador de colágeno preenchedor; são partículas sólidas de hidroxiapatita de cálcio. Por ser uma substância presente no organismo, o produto ajuda na estimulação tecidual e, consequentemente, na bioestimulação de colágeno.
Pode-se usar o Radiesse com dois objetivos distintos:
Objetivo 1: firmeza e espessamento da pele;
Objetivo 2: aumento da sustentação óssea; 30% do que é aplicado no paciente adere-se ao osso, promovendo a volumização.
Sua função é a melhora da flacidez, a sustentação e o suporte da área tratada. Normalmente utilizado nos seguintes locais: pescoço, papada, colo, ângulo da mandíbula, contorno da face e queixo. Também pode ser usado em outras partes do corpo como mãos, umbigo, parte interna dos braços e coxas, celulite e nádegas.
O número de sessões recomendadas é de 2 a 3 sessões seguidas iniciais, logicamente dependendo da idade do paciente e do nível de flacidez da pele. A manutenção pode ser feita uma vez por ano. A média de duração do procedimento é de 2 anos.
De forma geral, a aplicação de bioestimuladores de colágeno é para casos simples, sem um grau avançado de flacidez. Isso não quer dizer que não se deva escolher um profissional especializado e credenciado.