A cirurgia plástica do nariz, rinoplastia, é um procedimento cirúrgico realizado, na maioria das vezes, com finalidade estética, cujo objetivo é tornar o perfil do nariz mais harmônico em relação ao rosto. Entretanto, a cirurgia também é realizada para as pessoas que possuem dificuldade respiratória, normalmente feita após a cirurgia para correção de desvio de septo.
Entre as finalidades estéticas da rinoplastia estão, por exemplo, diminuir a largura do osso nasal; alterar a ponta do nariz; melhorar o perfil do nariz; reduzir narinas grandes, largas ou arrebitadas; inserir enxertos para correções da harmonia facial. Já a rinoplastia funcional, tem como foco resolver questões relacionadas à funcionalidade do nariz, as quais comprometem a respiração. Esta busca tratar as alterações na estrutura do nariz que sejam prejudiciais à saúde e à qualidade de vida do paciente.
Sabe-se que a procura por cirurgias eletivas diminuiu consideravelmente durante a pandemia, em especial no ano de 2020. No entanto, em 2021, gradativamente, houve mudança neste cenário e os procedimentos estéticos, cirúrgicos ou não, voltaram a ser buscados. Entre eles, a rinoplastia é a quarta cirurgia mais realizada no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Por que a Rinoplastia Tornou-se Popular no Brasil?
É inegável que a pandemia da Covid -19 trouxe mudanças para nosso cotidiano, em todos os sentidos. Houve a necessidade de nos adaptarmos, de uma hora para outra, a um novo contexto no qual as relações pessoais e de trabalho ganharam um novo formato: o virtual.
Com o frequente uso das telas de celulares, computadores ou tablets, bem como a influência das redes sociais e a superexposição na internet, através de nossa imagem refletida nestes aparatos tecnológicos, foi inevitável não analisarmos nosso “melhor ângulo”.
Dessa forma, a insatisfação com algum aspecto da face impulsionou a procura por procedimentos de correção estéticos. Neste cenário novo, a rinoplastia passou a se destacar entre os mais populares, tanto para o público feminino quanto para o masculino. Criou-se a necessidade de apresentar a nossa melhor imagem.
Como é Realizada a Cirurgia Plástica de Nariz?
Como para qualquer outro procedimento cirúrgico, após a tomada de decisão quanto à realização da rinoplastia, já nas primeiras consultas com o profissional escolhido é feita a recomendação de exames laboratoriais e, se necessário, a suspensão de algum remédio que a pessoa possa estar fazendo uso. Esta é uma forma de garantir maior segurança para o paciente.
Após a aplicação de anestesia, geral ou local, e da certeza de seu efeito, o cirurgião realiza um corte no interior do nariz ou no tecido entre as narinas, a fim de levantar o tecido que recobre o nariz e, assim, poder dar início à remodelação da estrutura nasal. Logo após, são fechadas as incisões e o paciente fica com uma espécie de gesso e tampão internos para dar sustentação ao nariz por, aproximadamente, uma semana.
A Recuperação da Rinoplastia é Complicada?
Em geral, a recuperação da rinoplastia é simples e rápida, 10 a 15 dias. Logicamente, vai depender de cada paciente como se dará a mesma. Entretanto, é necessário que o paciente permaneça com o rosto enfaixado nos primeiros dias a fim de que o nariz fique apoiado e protegido, facilitando a cicatrização. A retirada de pontos e gesso acontece, normalmente, após uma semana, sendo comum a presença de equimose palpebral (roxo nas pálpebras) nos primeiros 10 dias.
Durante o processo de recuperação, é normal a presença de dor, incômodo ou inchaço no rosto. Estes sintomas são passageiros e costumam desaparecer à medida que ocorre a cicatrização. Para aliviar o inconveniente, é recomendado que o paciente durma com a cabeça elevada por 30 dias. O uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios pode ser recomendado pelo cirurgião para aliviar a dor e o desconforto nos primeiros dias.
Assim como na maioria das cirurgias, deve-se evitar a exposição solar para que não ocorram manchas na pele. Também é importante que não se use óculos de sol e evite-se fazer esforços físicos por cerca de 15 dias após o procedimento ou de acordo com a liberação médica.
Quais as Possíveis Complicações?
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico invasivo, feito sob anestesia geral ou local e, assim como em outras cirurgias, pode haver, ainda que não frequentes, algumas complicações durante ou após o procedimento.
As mais comuns, no pós-operatório imediato, são sangramento, edema e obstrução nasal. Todas são transitórias e regridem espontaneamente. Já as mais significativas são aquelas à médio prazo como ruptura de pequenos vasos do nariz, presença de cicatrizes, alteração da cor e assimetria do nariz, infecções ou dificuldades respiratórias.
Para evitar tais complicações, é importante tomar os cuidados necessários e seguir todas as recomendações do cirurgião plástico. Além disso, a escolha do profissional é fundamental para que tudo aconteça conforme o planejado. O médico ser membro da SBCP é primordial na hora da decisão.