Cirurgia Plástica no Verão é Possível?

Com a proximidade do verão, é natural que queiramos estar com o corpo “em forma”. Não raro, surge o desejo de realizar algum tipo de procedimento para melhorar a aparência e, ao mesmo tempo, a dúvida ou o receio de realizá-lo nesta estação. Segundo rosto feminino marcado para cirurgia

Quando há procura por cirurgias plásticas, no verão, normalmente o que é levado em conta é o período de férias do trabalho ou dos estudos. A intenção das pessoas é a de aproveitar este tempo para ter uma recuperação mais tranquila. Então, acaba sendo um período interessante para realizar a cirurgia plástica.

Portanto, é possível, sim, fazer cirurgia plástica no verão e ter resultados positivos, logicamente, desde que alguns cuidados essenciais sejam tomados em relação ao sol e ao calor.

É Possível Aliviar os Sintomas da Cirurgia plástica Realizada no Verão?

Sem sombra de dúvidas, a evolução na área da cirurgia plástica, seja ela reparadora ou estética, tem sido constante não só no que se refere às técnicas cirúrgicas, mas também no que se relaciona às inúmeras alternativas capazes de reduzir os desconfortos provocados pelos procedimentos ou, ainda, evitar complicações.

Entre as formas de aliviar os desconfortos, pode-se citar:

  • Uso de cintas feitas com tecidos antitranspirantes;
  • Drenagem linfática que reduz hematomas e alivia edemas;
  • Medicamentos alopáticos;
  • Medidas caseiras como compressas geladas;
  • Uso de roupas confortáveis, largas e ventiladas;
  • Repouso pelo tempo necessário e indicado pelo cirurgião;
  • Cuidados com a ferida cirúrgica.

Cuidados que Devemos Tomar depois da Cirurgia Plástica.

Para o sucesso em uma cirurgia plástica, deve-se considerar três fatores: a indicação para o procedimento, a técnica cirúrgica adequada, e um pós-operatório seguido à risca, conforme as orientações recebidas.

Os dois primeiros fatores dependem do cirurgião e da equipe que realizará o procedimento e não dependem da época escolhida para a execução do procedimento. Já o último, o pós-operatório, é de extrema importância, especialmente porque está relacionado diretamente ao paciente quanto a seguir as recomendações médicas e obter sucesso na cirurgia.

mulher pós-cirurgia

Como em qualquer pós-operatório, alguns cuidados são necessários para que o resultado seja positivo. No verão, principalmente, é importante considerar alguns pontos: 

  • Fazer repouso de acordo com a orientação do médico;
  • Evitar qualquer tipo de esforço;
  • Usar corretamente a cinta compressora, especialmente no primeiro mês, para evitar inchaço excessivo e fibrose nas regiões operadas;
  • Realizar sessões de drenagem linfática pós-cirúrgica para reduzir hematomas e aliviar o desconforto;
  • Evitar expor-se ao sol durante os primeiros 30 dias, pois os raios solares podem causar manchas e prejudicar a cicatrização;
  • Proteger-se dos raios solares por, pelo menos, 90 dias, com o uso de protetor solar e roupas adequadas;
  • No caso de cirurgias faciais, usar filtro solar com FPS 60 nas regiões operadas, além de proteger-se com o uso de óculos, bonés e chapéus;
  • Ingerir nos primeiros dias, especialmente em cirurgias maiores, mais de três litros de água por dia, para evitar a hipotensão que pode ser potencializada pelo calor excessivo.

Quais as Cirurgias Plásticas mais Procuradas no Verão?

No Brasil, as cirurgias plásticas mais procuradas no verão são: Lipoaspiração, Mamoplastia de aumento, Otoplastia e Rinoplastia, especialmente para as pacientes mais jovens; Redução da mama, Mastopexia ( elevação das mamas, eliminação da flacidez da pele e correção do posicionamento das aréolas) e Abdominoplastia,  preferências de pacientes que já tiveram filhos.

marcas para cirurgia plástica

No entanto, independente da escolha da época, se inverno ou verão, a principal recomendação em todos os procedimentos é o cuidado com o sol após a cirurgia. Por esta razão, deve-se calcular com o médico o tempo necessário para a recuperação e estar disposto a dispensar o sol pelo tempo necessário.

Para quem deseja uma mudança mais imediata, os procedimentos menos invasivos, como o botox ou os preenchimentos, são os mais indicados. Estes costumam ser os mais procurados porque a recuperação é rápida e os efeitos agradáveis.

De todas as formas, vale destacar, novamente, que não existe período específico para realizar a cirurgia plástica tão sonhada. Cada um , na verdade, tem suas particularidades; a escolha do profissional que orientará o paciente talvez seja o fator primordial nesta decisão. Certamente o cirurgião especialista, associado à SBCP, saberá esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Além disso, é possível organizar-se para que tudo saia conforme o seu desejo.

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no twitter
Twitter

Guia para uma Recuperação Eficaz Após Cirurgias Plásticas

A recuperação após uma cirurgia plástica é um período crítico, onde a atenção aos cuidados pós-operatórios é fundamental para assegurar um resultado bem-sucedido e evitar complicações.

A decisão de se submeter a uma cirurgia plástica pode ser um marco importante na vida de alguém, representando um caminho para maior autoestima e conforto pessoal. Contudo, a jornada para um resultado positivo estende-se para além do procedimento cirúrgico em si. A fase de recuperação e os cuidados subsequentes são decisivos na moldagem dos resultados finais e na prevenção de eventuais problemas. Este texto aborda práticas recomendadas e conselhos para uma recuperação tranquila, salientando a importância de se manter fiel às recomendações médicas e de ser proativo no cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Leia a Notícia Completa »
Antes de depois de rejuvenescimento facial em mulher jovem.

Envelhecimento Facial Pode Ser Amenizado?

O envelhecimento facial motivou o desenvolvimento de inúmeras alternativas de tratamento para suavizar ou eliminar os sinais da passagem do tempo. Cada vez mais, os procedimentos invasivos e não invasivos de rejuvenescimento facial estão sendo realizados para atenuá-los e restaurar a aparência jovial.

Leia a Notícia Completa »
Mulher madura bonita, olhando as marcas do envelhecimento nos olhos.

Olhar Jovial Livre das Marcas do Envelhecimento

A área dos olhos é acometida pela flacidez de pele, naturalmente, à medida que o tempo passa; resultado do processo de envelhecimento. Especialmente as pálpebras, deixam a região dos olhos pesada e, em alguns casos, dificultam a visão. A partir dos 35 anos de idade esse processo começa a acontecer, porém isso não quer dizer que não possa aparecer ainda mais cedo para as pessoas com predisposição genética. O avançar da idade, junto às influências das mudanças hormonais, tornam a musculatura da região mais fina e, consequentemente, menos firme.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?