Quem fez Cirurgia Plástica de Mamas pode Amamentar?

Um assunto que causa ansiedade e muitos questionamentos às mulheres é a amamentação e sua relação com a cirurgia plástica de mamas. Muitas querem fazer o procedimento antes da gravidez ou um tempo após o parto, mas ficam em dúvida se poderão ou não amamentar. 

Amamentação e  cirurgia plástica de mamas

Em geral, as cirurgias de mamas não impedem o aleitamento materno. No entanto, é importante analisar o tipo de procedimento. De toda forma, considerando o período de lactação, a recomendação é aguardar pelo menos 6 meses após a sua interrupção para programar a cirurgia.  

Amamentação e Cirurgia Plástica para Implante de Silicones

Na maioria dos casos, não causa problema a colocação do silicone, nem impede a amamentação, porque não costuma alterar a estrutura da mama, apenas seu tamanho e formato. Isso, considerando se a prótese for colocada pela base da mama ou pela axila. No entanto, se ela for inserida pelas aréolas, os ductos mamários podem ser atingidos. 

paciente e médico escolhendo a prótese de silicone

Por outro lado, é preciso cuidado quando o silicone for associado à mastopexia (retirada do excesso de pele dos seios) ou à mamoplastia redutora, (redução dos seios) porque eles alteram, sim, a estrutura da mama. Quanto maior a redução do seio ou a retirada de pele, maiores as chances de a amamentação ser prejudicada. Em geral, o procedimento para aumentar os seios não interfere significativamente na capacidade de amamentar, desde que os mamilos não tenham sido removidos e que os ductos não tenham sido cortados, o que as práticas médicas atuais têm evitado.

No entanto, muitos cirurgiões reforçam a ideia de não associar a colocação de próteses ao aleitamento materno, a fim de evitar possíveis complicações como infecção e acúmulo de sangue, seroma ou leite ao redor da prótese que podem ocorrer, geralmente, após seis meses de cirurgia. A contratura, uma complicação que pode ocorrer (em uma minoria dos casos) após a colocação de próteses de silicone, é uma das únicas que não costumam aparecer nos seis primeiros meses após a operação. Entretanto, quando acontece, é uma situação incômoda que pode dificultar a amamentação por conta da dor, sem influenciar a produção de leite. 

Como é Realizada a Cirurgia para Implante de Silicone?

Normalmente, as próteses de mama são colocadas atrás ou na frente do músculo peitoral. Como a glândula mamária que produz leite fica na frente do músculo, a prótese de silicone colocada atrás do músculo não prejudica em nada a amamentação diretamente.

marcação nos seios para implante de silicone

Entretanto, quando o implante é colocado entre o músculo e a glândula mamária, fica em contato com o tecido que produz o leite. Mesmo assim, geralmente isso não interfere em nada na produção de leite e na amamentação. A decisão quanto ao tamanho das mamas, ao formato e à posição das aréolas somada à anatomia e ao desejo da paciente vai ser discutida com o cirurgião plástico durante a consulta.

Amamentação e Cirurgia Plástica de Redução de Mamas

A cirurgia de redução do tamanho dos seios pode apresentar maiores dificuldades para a amamentação; não, necessariamente, um impedimento ao aleitamento materno. Muitas mulheres que passaram por este procedimento conseguiram amamentar com tranquilidade. Mamoplastia redutora é o nome que se dá para este procedimento que retira todo excesso de pele e tecido mamário existente, o que inevitavelmente diminui a quantidade de ductos mamários. Como em qualquer cirurgia, a mamoplastia apresenta seus riscos.

Redução de mamas

A produção de leite, após a redução de mamas, por vezes, poderá ser insuficiente para manter a amamentação exclusiva. No entanto, estudos realizados comprovam que 72% das mulheres relataram a falta de apoio e incentivo como motivo predominante para não amamentar; 55% das mulheres relataram leite insuficiente e 16% delas referiram relutância e falta de apoio para o insucesso na amamentação. Portanto, nem sempre é o procedimento realizado que impede o aleitamento após a mamoplastia redutora; o aspecto psicológico e emocional da mulher poderá, também, interferir nisso.

Se o cirurgião plástico realizar o procedimento com o cuidado em preservar as terminações nervosas, os ductos lactíferos e os vasos sanguíneos, o aleitamento será mais bem sucedido. É importante conversar com o médico sobre a técnica de cirurgia que será realizada e quais suas implicações na amamentação. Para isso, procure um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Skype
Twitter

Guia para uma Recuperação Eficaz Após Cirurgias Plásticas

A recuperação após uma cirurgia plástica é um período crítico, onde a atenção aos cuidados pós-operatórios é fundamental para assegurar um resultado bem-sucedido e evitar complicações.

A decisão de se submeter a uma cirurgia plástica pode ser um marco importante na vida de alguém, representando um caminho para maior autoestima e conforto pessoal. Contudo, a jornada para um resultado positivo estende-se para além do procedimento cirúrgico em si. A fase de recuperação e os cuidados subsequentes são decisivos na moldagem dos resultados finais e na prevenção de eventuais problemas. Este texto aborda práticas recomendadas e conselhos para uma recuperação tranquila, salientando a importância de se manter fiel às recomendações médicas e de ser proativo no cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Leia a Notícia Completa »
Antes de depois de rejuvenescimento facial em mulher jovem.

Envelhecimento Facial Pode Ser Amenizado?

O envelhecimento facial motivou o desenvolvimento de inúmeras alternativas de tratamento para suavizar ou eliminar os sinais da passagem do tempo. Cada vez mais, os procedimentos invasivos e não invasivos de rejuvenescimento facial estão sendo realizados para atenuá-los e restaurar a aparência jovial.

Leia a Notícia Completa »
Mulher madura bonita, olhando as marcas do envelhecimento nos olhos.

Olhar Jovial Livre das Marcas do Envelhecimento

A área dos olhos é acometida pela flacidez de pele, naturalmente, à medida que o tempo passa; resultado do processo de envelhecimento. Especialmente as pálpebras, deixam a região dos olhos pesada e, em alguns casos, dificultam a visão. A partir dos 35 anos de idade esse processo começa a acontecer, porém isso não quer dizer que não possa aparecer ainda mais cedo para as pessoas com predisposição genética. O avançar da idade, junto às influências das mudanças hormonais, tornam a musculatura da região mais fina e, consequentemente, menos firme.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?