Verão ou Inverno? Quando Realizar a Cirurgia Plástica?

A primavera mal surgiu e seu clima agradável já nos deixa com maior disposição para aproveitar parques e praças, caminhar pelas ruas, admirar a natureza e retomar os encontros com amigos em locais ao ar livre.  Junto a esse bem-estar surge a vontade de estar com o corpo em forma para o verão, afinal, sabemos que os meses mais frios no RS costumam “agregar alguns quilinhos” a ele com a oferta de bebidas quentes, chocolates, bolos, comidas mais calóricas, etc.

Em geral, é nesse período que iniciamos dietas de todos os tipos, de preferência as que nos fazem perder peso de forma mais rápida, e investimos em exercícios físicos que possam acelerar o processo de emagrecimento. Acontece que, mesmo com todo nosso empenho, nem sempre conseguimos eliminar a flacidez da pele e alguns excessos de gordura em determinados pontos, como no abdômen, por exemplo. E, dependendo da idade, realmente isso se torna mais difícil; o metabolismo começa a ficar mais lento a partir dos 30 anos. Essa situação, de certa forma, afeta a nossa autoestima.

Entretanto, atualmente, existem inúmeros tratamentos estéticos que podem ser realizados a tempo de você estar com o corpo dos sonhos até o verão. São procedimentos cirúrgicos, ou não, que corrigem a flacidez da pele ou remodelam o contorno facial e corporal. Os não invasivos sabemos que podem ser realizados em qualquer época, ainda que no verão necessitem um pouco mais de cuidado durante a recuperação. A esta altura você já deve estar se perguntando: “mas a cirurgia plástica não deve ser feita no outono ou inverno?” A resposta para esta pergunta é a de que isso depende de alguns fatores. 

Ainda dá Tempo para Remodelar o Corpo antes do Verão?

É comum que a busca por cirurgias plásticas no outono e no inverno seja maior do que nos meses de primavera ou verão. Porém, isso é um mito; com as inovações na área da medicina estética pode-se realizá-las em qualquer período. Então, a melhor época para remodelar o corpo e corrigir pequenos defeitinhos que incomodam é aquela em que você tenha disponibilidade e que garanta uma recuperação mais tranquila.

Vantagens dos Meses mais Frios

Uma linda mulher, agasalhada, observando o mar do alto da serra no inverno.

Os meses com temperaturas mais baixas, como outono ou inverno, realmente facilitam a realização de determinados procedimentos. Algumas das vantagens de programar a cirurgia para os meses mais frios são as seguintes:

  • Maior conforto no uso das malhas compressivas: é comum a indicação do uso de malhas e cintas compressivas no pós-operatório. Elas ajudam a diminuir edemas (inchaços) e seromas (retenção de líquidos), evitam sangramentos, auxiliam no processo de cicatrização e contribuem na remodelação do corpo.  Durante as estações mais quentes, seu uso pode causar incômodo devido ao calor; 
  • Menor exposição aos raios solares: a maioria dos procedimentos cirúrgicos, sejam de plástica ou não, tem como recomendação para o paciente não se expor ao sol. Isso porque os raios UV podem prejudicar o processo de cicatrização e, ainda, alterar a pigmentação no local da incisão, deixando a cicatriz com uma cor diferente do restante do corpo. Logicamente, com temperaturas mais baixas, essa recomendação é mais fácil de ser cumprida; 
  • Coincidência com as férias escolares: no Brasil, julho costuma ser o mês do recesso escolar. A vantagem de marcar a cirurgia nesse período, ou um pouco antes do mesmo, é a facilidade de programar-se, especialmente se o paciente for pai, professor ou funcionário de escola, ou até mesmo o próprio estudante.  Com certeza, ter mais tempo para repouso ajudará a recuperar-se melhor; 
  • Diminuição do desconforto pós-operatório: a maioria dos incômodos que podem surgir no pós-cirúrgico são aliviados nos meses mais frios, especialmente os decorrentes de edemas; 
  • Recuperação mais tranquila: fazer repouso, descansar durante o período de recuperação dos procedimentos, é fundamental para garantir bons resultados e, logicamente, com temperaturas mais baixas isso se torna mais fácil.

Vantagens dos Meses mais Quentes

Em geral não há impedimento para que sejam realizadas cirurgias plásticas na primavera ou no verão. Entretanto, a recuperação pode ser mais desconfortável nestas estações do que nos meses de inverno devido ao calor. Em contrapartida, pode-se alinhar o procedimento desejado às férias nesse período.

Mulher, na beira da praia, saltando para foto frente ao mar.

Entre as vantagens de realizar cirurgia plástica nos meses mais quentes estão:

  • Recuperação durante as férias: normalmente, é possível planejar as férias para o verão e fazer a cirurgia nesse período. Muitos pensam que o calor impede um pós-operatório confortável, por conta da necessidade do uso de malhas em alguns procedimentos. No entanto, essa sensação pode ser facilmente aliviada com ar condicionado e garantir uma recuperação mais tranquila;
  • Menor dificuldade para vestir-se: nos meses com temperaturas mais amenas, como primavera e verão, costuma-se usar roupas mais leves e confortáveis, o que facilita os movimentos no momento de vestir-se. Já com o frio, a necessidade de usarmos mais roupas dificulta os movimentos, especialmente nas áreas onde foi realizada a cirurgia;
  • Ajuda de familiares e amigos: alguns procedimentos poderão dificultar seus movimentos por uns dias; assim, ter alguém disponível para ajudar nesses momentos é fundamental para que você efetivamente possa realizar o repouso recomendado. Como muitas pessoas escolhem o período do verão para gozarem as férias, com certeza você terá o auxílio de alguém conhecido no pós-operatório;
  • Alimentação balanceada: esta é uma grande vantagem de realizar cirurgia plástica nas estações com temperaturas mais brandas, pois não necessitamos de alimentos mais calóricos para manter-nos aquecidos como no outono e inverno. Além do mais, a tendência é que a nossa alimentação seja mais saudável, uma vez que a ingestão de frutas, legumes, saladas, entre outros, torna-se mais agradável;
  • Agenda livre: como a maior procura por cirurgias plásticas é no outono ou no inverno, os meses da primavera e do verão costumam estar mais disponíveis na agenda dos cirurgiões para realizar cirurgias plásticas.  

Como pode-se perceber, não existe uma melhor época para realizar o procedimento cirúrgico desejado. Quem vai definir o momento ideal é você, analisando as melhores possibilidades para o seu caso específico. E se o intuito é chegar ao verão com o corpo dos sonhos, ainda dá tempo.

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Skype
Twitter

Guia para uma Recuperação Eficaz Após Cirurgias Plásticas

A recuperação após uma cirurgia plástica é um período crítico, onde a atenção aos cuidados pós-operatórios é fundamental para assegurar um resultado bem-sucedido e evitar complicações.

A decisão de se submeter a uma cirurgia plástica pode ser um marco importante na vida de alguém, representando um caminho para maior autoestima e conforto pessoal. Contudo, a jornada para um resultado positivo estende-se para além do procedimento cirúrgico em si. A fase de recuperação e os cuidados subsequentes são decisivos na moldagem dos resultados finais e na prevenção de eventuais problemas. Este texto aborda práticas recomendadas e conselhos para uma recuperação tranquila, salientando a importância de se manter fiel às recomendações médicas e de ser proativo no cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Leia a Notícia Completa »
Antes de depois de rejuvenescimento facial em mulher jovem.

Envelhecimento Facial Pode Ser Amenizado?

O envelhecimento facial motivou o desenvolvimento de inúmeras alternativas de tratamento para suavizar ou eliminar os sinais da passagem do tempo. Cada vez mais, os procedimentos invasivos e não invasivos de rejuvenescimento facial estão sendo realizados para atenuá-los e restaurar a aparência jovial.

Leia a Notícia Completa »
Mulher madura bonita, olhando as marcas do envelhecimento nos olhos.

Olhar Jovial Livre das Marcas do Envelhecimento

A área dos olhos é acometida pela flacidez de pele, naturalmente, à medida que o tempo passa; resultado do processo de envelhecimento. Especialmente as pálpebras, deixam a região dos olhos pesada e, em alguns casos, dificultam a visão. A partir dos 35 anos de idade esse processo começa a acontecer, porém isso não quer dizer que não possa aparecer ainda mais cedo para as pessoas com predisposição genética. O avançar da idade, junto às influências das mudanças hormonais, tornam a musculatura da região mais fina e, consequentemente, menos firme.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?