Atualmente existem inúmeros procedimentos que podem ser realizados para amenizar ou retardar os sinais do envelhecimento facial. Com o passar dos anos, é inevitável que surjam marcas de expressão como rugas, sulcos, manchas e a flacidez que atinge tanto rosto quanto pescoço. Este último, muitas vezes pouco lembrado quando o foco principal é o rosto.
Entretanto, o pescoço também revela nossa idade. Com o envelhecimento natural e a queda do colágeno, entre outros fatores, a pele desta região fica mais flácida, perdendo sua jovialidade e harmonia. E isso acaba nos causando desconforto. A boa notícia é que atualmente há tratamentos capazes de rejuvenescer pescoço e colo e, ainda, auxiliar a combater a flacidez, estimulando a produção de colágeno.
Neste post vamos explorar dois tipos de tratamentos cirúrgicos que costumam ser os mais procurados nos consultórios médicos: o Lifting e a Lipoaspiração de Papada.
Tratamentos Cirúrgicos para Pescoço e Colo
As cirurgias plásticas na região do pescoço são indicadas quando há muita flacidez e excesso de pele na área, além de um certo depósito de tecido gorduroso abaixo do queixo.
Lifting cervical
O lifting cervical ou cervicoplastia é a cirurgia que remove o excesso de pele no pescoço. Normalmente é realizada a partir dos 45 anos quando surgem os primeiros sinais do envelhecimento. Também é comum que seja associada ao lifting facial ou à lipoaspiração, no caso de excesso de gordura.
O objetivo do procedimento é a redefinição dos contornos do pescoço, eliminando a flacidez cervical. A cirurgia é realizada com anestesia e leva em torno de 2 horas. As cicatrizes são discretas e ficam “escondidas” entre o cabelo. O pós-operatório não costuma apresentar dor intensa e, se houver, facilmente isso pode ser solucionado com analgésicos prescritos pelo médico. Os resultados costumam aparecer entre três e seis meses.
Entre os cuidados no pós-operatório estão:
- Evitar molhar os curativos do couro cabeludo por 24 horas;
- Fazer compressas com água fria sobre os olhos para aliviar o desconforto;
- Usar óculos escuros;
- Evitar sol, vento e friagem por uma semana;
- Alimentar-se de forma equilibrada;
- Consultar o cirurgião plástico sempre que houver necessidade.
Vale lembrar que esse tipo de cirurgia, assim como as da face e das pálpebras, retarda o processo de envelhecimento, porém não o interrompe. Pode ser que, em alguns casos, haja necessidade da realização de retoques após certo tempo.
Lipoaspiração de Papada
A lipoaspiração de papada é um procedimento simples e seguro que pode ser realizado por pessoas a partir dos 18 anos. Ele consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço, de modo a evitar o famoso “queixo duplo”.
Mas atenção! A lipo de papada, como é conhecida, é recomendada a pacientes que não apresentam grande flacidez na região, porque não retira o excesso de pele, apenas a gordura subcutânea. Caso contrário, uma alternativa é a combinação com outro método simultâneo , como lifting facial ou cervical.
Entre seus principais benefícios, além da eliminação do queixo duplo estão a melhora da linha da mandíbula, a redução da gordura do pescoço, um contorno facial mais harmônico e o próprio rejuvenescimento.
A lipoaspiração de papada é realizada mediante anestesia local e sedação em ambiente hospitalar. Tem duração de aproximadamente uma hora e o paciente pode receber alta no mesmo dia.
O pós-cirúrgico é tranquilo porque necessita de pouco tempo para recuperação. Após a alta, o paciente deve repousar e manter o curativo por pelo menos 24 horas, sem a necessidade de cuidados mais especiais, a não ser a higienização correta do local. A retirada dos pontos ocorre em 7 dias.
Fazer sessões de drenagem linfática e usar faixa compressiva no pescoço são recomendações importantes para que se reduza o edema (inchaço) e se evite o acúmulo de líquido (seroma). E, assim como em outras cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos, a exposição solar deve ser evitada por um período para não surgirem manchas.
O retorno ao trabalho , normalmente, ocorre após uma semana. Já para a realização de atividades físicas, o ideal é após 14 dias.
Estes são apenas dois tipos de tratamento cirúrgico para eliminar a flacidez da área do pescoço. Além desses mais específicos apontados no post, também há outras possibilidades que podem ser conversadas com o cirurgião plástico. Ele saberá indicar a melhor alternativa para o seu caso. Por isso, esteja atento à escolha do profissional!
No próximo post traremos alternativas não cirúrgicas para eliminar a flacidez do pescoço e colo. Continue acompanhando nossas publicações!