Muitas pessoas, independente de sexo, mas especialmente as mulheres, sentem-se desconfortáveis com o excesso de gordura que se concentra na região das costas, os famosos “pneuzinhos”. Realmente, se pensarmos na estética corporal, eles prejudicam a aparência, são antiestéticos . É desagradável percebê-los quando vestimos roupas que deixam essa região à mostra. Problema que nem sempre se resolve por meio de dietas e práticas esportivas.
Para resolver esse desconforto pode ser realizada a lipoaspiração nas costas. Este é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura localizada nas regiões dorsais, como a região lombar, as asas do dorso e a parte superior das costas. Entretanto, é importante entender que essa lipo não é um método de emagrecimento, mas um procedimento capaz de melhorar o contorno corporal.
Os Dois Tipos de Lipoaspiração nas Costas
Durante a consulta, o médico fará uma análise da espessura da pele para decidir não só qual dos dois tipos de lipoaspiração nas costas será recomendado ao paciente, como também se é possível realizá-la. Esse cuidado é necessário porque, caso a pele seja muito fina, o melhor é que o procedimento não seja realizado. O que fundamenta essa decisão são as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a qual determina que o procedimento deve ser limitado à retirada de até 7% do peso corporal.
Caso tudo esteja nos conformes, a lipoaspiração nas costas pode ser realizada de duas formas: torácica e lombar.
A lipoaspiração torácica é feita na parte superior das costas e tem como objetivo resolver aquele inconveniente da gordurinha que teima em saltar para fora do sutiã. No entanto, este tipo de cirurgia só poderá ser feita se houver gordura subcutânea suficiente na região. Isso porque, se for executada muito próximo à pele, pode causar queimaduras.
A outra alternativa é a lombar, feita na parte inferior das costas. Em geral, costuma ser esta a mais procurada, principalmente por pessoas que pretendem, além de eliminar os “pneuzinhos” indesejáveis, projetar os glúteos, ou seja, dar um “up” no visual do bumbum.
Como a Lipo é Realizada?
A lipoaspiração nas costas pode ser realizada tanto em um hospital quanto em uma clínica de cirurgia plástica.
Durante o procedimento, o paciente recebe anestesia que pode ser local com sedação ou geral. A decisão sobre isso vai depender do tamanho da região que será lipoaspirada e também da quantidade de gordura que será retirada.
Assim que o paciente estiver sedado, o cirurgião plástico faz pequenos cortes na região das costas, em locais estratégicos e discretos, a fim de minimizar as cicatrizes. Por essas incisões é introduzido um líquido estéril que diminui o sangramento e ajuda a deixar mais líquida a gordura localizada para facilitar a sucção.
Logo após, no mesmo local, é introduzida uma cânula fina e longa que será conectada a um dispositivo de sucção para aspirar a gordura acumulada no local. A cânula se movimenta delicadamente , a fim de quebrar e soltar a adiposidade. Esta é então aspirada por meio do instrumento e retirada do corpo.
Concluído o procedimento, o cirurgião põe curativos compressivos na região para reduzir o edema (inchaço) e promover uma melhor cicatrização. O paciente ficará por um tempo na sala de recuperação, onde será monitorado para garantir que tudo esteja bem e possa ser liberado assim que tiver alta autorizada pelo médico responsável.
A lipo de costas dura em média de 1h à 2h, fator que vai depender da extensão da área tratada. O resultado final será definitivo somente após seis meses de sua realização, e será inalterável se o paciente não ganhar peso nos anos seguintes.
Como Acontece o Pós-Operatório?
Neste tipo de lipoaspiração, é comum o paciente sentir um pouco de dor e desconforto na região que recebeu tratamento, além disso, pode apresentar edema (inchaço) e hematomas (roxos). Esses não são motivos de preocupação, uma vez que os incômodos passam em alguns dias e podem ser aliviados com medicações prescritas pelo cirurgião plástico.
Durante a recuperação da cirurgia, é necessário utilizar uma cinta de compressão pelo tempo recomendado pelo médico, em torno de dois meses (60 dias). Ela, além de aliviar o desconforto, especialmente nos primeiros dias, contribui para moldar a silhueta da região. Também é comum a recomendação de algumas sessões de drenagem linfática para eliminar o líquido acumulado (edemas) neste período.
O tempo para que o corpo se restabeleça e possamos voltar à normalidade, em geral, ocorre dessa forma:
- Dirigir – após 10 dias;
- Eliminar hematomas – 20 dias;
- Eliminar edemas – 30 dias;
- Expor-se ao sol – após 30 dias;
- Retomar as atividades físicas – após 60 dias.
Vale destacar que a lipoaspiração nas costas, assim como outras cirurgias invasivas, também apresenta riscos e complicações. Por isso, é importante que sejam seguidas todas as instruções recebidas no pré e no pós-operatório, além de dar continuidade ao acompanhamento médico, no tempo que for necessário, para que se chegue ao resultado desejado.