Conquistar um corpo com contornos bem definidos é desejo de inúmeras pessoas, tanto de homens quanto de mulheres. Procedimentos estéticos e cirúrgicos para chegar ao ideal são diversos e com soluções cada vez mais inovadoras aos pacientes. A Lipoaspiração HD, atualmente, é um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais comentados nas redes sociais.
É seu desejo ter os contornos corporais bem definidos?
A Lipoaspiração HD pode lhe proporcionar este desejo! Ela vai remodelar o seu corpo, deixando-o bem definido e atlético, com auxílio de uma tecnologia chamada ultrassônica, com emulsificação da gordura. Esse procedimento limpa toda a gordura profunda e retira, bem superficialmente, a gordura onde se deseja deixar mais marcado. Desta forma, realça mais as entradas e curvaturas naturais do corpo. Importante destacar que ela não objetiva emagrecimento, perda de peso. Ao contrário, é recomendada para quem está no peso ideal, faz uma alimentação adequada, pratica atividades físicas e apresenta boas condições de saúde.
Como em qualquer procedimento de cirurgia plástica, esculpir o corpo humano para melhor definição exige cuidado. Na Lipoaspiração HD não é diferente. Ela é uma técnica para aspirar gordura localizada de determinada parte do corpo, levando em consideração o biotipo dos pacientes com mais precisão. A sigla HD vem do inglês High Definition (Alta Definição), porque promove uma definição maior do contorno dos músculos na pele do que a lipoaspiração convencional.
Esta técnica originou-se na Colômbia através do Dr. Alfredo Hoyos, Cirurgião Plástico de Bogotá , conhecido mundialmente como o criador da Lipoaspiração de Alta Definição (Lipo HD). Chegou ao Brasil em meados de 2015 e tornou-se popular, principalmente, no meio atlético, entre pessoas que buscam incrementar a definição de sua musculatura, além daquela conseguida através de exercícios.
Existem diferenças entre a Lipoaspiração Tradicional e a HD?
Com certeza são procedimentos diferentes a Lipo Tradicional e a Lipo HD. Vamos conhecê-las um pouco mais?
A Lipo HD é focada em definir contornos musculares em determinadas áreas do corpo; é menos traumática, há menos sangramento; consegue-se maior retração da pele e melhor definição do contorno corporal. Por tudo isso, é um procedimento menos invasivo, com rápida recuperação. Logicamente, exige maior conhecimento e treinamento do cirurgião plástico.
Já a Lipoaspiração Tradicional é baseada na sucção dos focos de gordura localizada, mantendo as áreas lipoaspiradas com aspecto uniforme. Depois da cirurgia, o paciente fica com o corpo mais delineado e perde algum peso, ficando com um corpo mais bonito e delgado. Normalmente é realizada quando não se consegue eliminar a gordura localizada através da dieta ou do exercício físico, Uma variação da Lipoaspiração, a Lipoescultura, também retira os excessos de gordura de determinadas áreas do corpo para, posteriormente, reposicioná-la em outros locais como glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, com o objetivo de dar uma aparência mais bela ao corpo.
As semelhanças entre as técnicas é que podem ser associadas a outros procedimentos como mamoplastia ou abdominoplastia. No entanto, independente de qualquer método escolhido, o mais importante é que ele seja feito por um cirurgião plástico de confiança e sob condições adequadas de higiene e segurança.
Como é realizada a cirurgia de Lipo HD?
Assim como em tantos outros procedimentos cirúrgicos, para a Lipoaspiração HD é necessário realizar avaliação com seu médico e fazer os exames pré-operatórios. A cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar com suporte anestésico adequado. Por retirar menores volumes de gordura do que a lipoaspiração convencional, este tipo de procedimento tem menor tempo de duração cirúrgica (entre 1 e 3 horas), o que possibilita uma recuperação mais rápida; os pacientes podem ter alta até no mesmo dia da cirurgia, caso estejam em boas condições clínicas.
E como ocorre o pós-operatório?
Após alta médica, na primeira semana, é normal sentir certo desconforto, um pouco de dor, contudo isso pode ser controlado com o uso de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo cirurgião.
Algumas recomendações para que o resultado seja o esperado são:
- Alimentar-se e hidratar-se adequadamente;
- Usar malhas compressivas de acordo com a orientação médica;
- Realizar drenagens linfáticas com profissional experiente em pós-operatório;
- Retomar a maioria das atividades normais após a primeira semana da cirurgia;
- Realizar atividades físicas que exijam maior esforço após 2 meses de pós-operatório.
O resultado costuma demorar para aparecer, diferente da Lipo Tradicional , necessitando paciência e acompanhamento do cirurgião plástico.
Quais as possíveis complicações?
Alguns riscos podem ocorrer com qualquer tipo de lipoaspiração. Os não graves são seroma, hematoma, abertura de pontos dos furinhos da lipo, dor local, roxos, edemas. Já os mais graves são infecções que necessitem hospitalização, perfuração de órgãos, trombose venosa, embolia pulmonar venosa ou gordurosa.
No entanto, escolher um cirurgião plástico de referência é essencial para o sucesso do procedimento e diminuição dos riscos. Considere se o profissional escolhido tem experiência na área, se tem boas indicações e se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).