É natural que, com o passar do tempo, a pele sofra os efeitos da queda da produção de colágeno, a proteína que tem como responsabilidade a firmeza do tecido. Neste momento, surgem as possibilidades de preenchimentos faciais que pretendem amenizar as rugas, a flacidez, os sulcos profundos, as olheiras e a falta de volume nas maçãs do rosto, por exemplo.
O preenchimento facial é um dos procedimentos menos invasivos no combate à flacidez do rosto. Existem diferentes técnicas para a sua realização, as quais oferecem efeitos naturais na recuperação do tônus da pele. Entretanto, nem sempre os resultados são duradouros; é comum a necessidade de refazer algum procedimento após um tempo.
Quais são os tipos de preenchimentos faciais?
Existem diversos tipos de preenchimentos faciais.A grande vantagem, além de serem menos invasivos, é que esses procedimentos trazem resultados satisfatórios logo na primeira sessão e são praticamente indolores. Também não exigem grandes períodos de repouso para a recuperação do paciente que pode voltar às suas atividades rotineiras em pouco tempo.
Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico
Utilizado para tratar diversas queixas, desde dar volume e melhorar contornos até reestruturar a face. Ele atua na pele preenchendo e suavizando os contornos dos olhos, boca e nariz. Com o ácido hialurônico, é possível trabalhar com rugas de maior ou menor profundidade.
O procedimento é feito com seringas ou agulhas introduzidas junto à derme ou ao tecido subcutâneo e o paciente não sente dor, pois é aplicada uma anestesia com pomada local. Entretanto, a duração do preenchimento é temporária, uma vez que o material aplicado é absorvido lentamente com o tempo e eliminado pelo corpo em cerca de um ou dois anos.
Entre os procedimentos realizados com este tipo de preenchedor destacam-se:
MD Codes: consiste na aplicação de ácido hialurônico com objetivo de corrigir detalhes e promover a harmonia facial, respeitando o formato e as particularidades de cada rosto. Diferencia-se das técnicas tradicionais de preenchimento ao proporcionar uma aparência mais harmônica e natural porque atua na causa e não somente na consequência do problema.
Skinbooster: aplicação feita com ácido hialurônico fininho, a fim de hidratar profundamente a pele de forma imediata, ajudando a diminuir rugas e linhas de expressão. É um tipo de tratamento voltado para recuperação da hidratação profunda da pele através da injeção de ácido hialurônico. Não tem como objetivo aumentar volume e nem preencher sulcos, como acontece com o preenchimento tradicional, mas devolver o viço à pele. É um tipo de tratamento de reestruturação da pele, dando-lhe firmeza, elasticidade e melhora nas rugas finas.
Qual a diferença entre ácido hialurônico e toxina botulínica?
É comum a confusão entre o preenchimento facial com ácido hialurônico e toxina botulínica, o popular botox. Este tipo de injetável é um procedimento à parte. A substância age bloqueando o músculo e impedindo que a ruga se aprofunde cada vez mais por conta da contração muscular. Já o preenchimento repõe a falta de volume em áreas específicas, preenche o lugar em que se deseja resgatar o formato ou a proporção.
A toxina botulínica, geralmente, tem a duração de 4 a 6 meses, uma vez que seu objetivo não é paralisar, mas sim suavizar a aparência. No caso do ácido hialurônico, por ter densidades diferentes, sua durabilidade pode variar. Um menos denso pode ser usado para tratar olheiras e um mais denso, que é usado profundamente, é indicado para resgatar o contorno facial, por exemplo.
Preenchimento Facial com Policaprolactona – Ellansé
A policaprolactona é um polímero biodegradável, biologicamente compatível com o corpo, cujo uso para fins estéticos foi recentemente aprovado no Brasil. O Ellansé é destinado à correção, de longa duração, de rugas, de sulcos e à restauração do contorno facial. Além de ser um bioestimulador de colágeno,é utilizado como um dos principais preenchedores faciais para tratamento de flacidez . Não possui efeito lifting, mas seu resultado pode durar até quatro anos, o que varia de acordo com o protocolo utilizado.
O preenchimento facial é pouco invasivo. Consiste na introdução de microcânulas com a substância no tecido superficial da pele. A aplicação de Ellansé é feita no próprio consultório, entre 30 e 60 minutos e é praticamente indolor, já que utiliza anestésico nas regiões onde a agulha será inserida.
Suas principais indicações da aplicação são: tratamento de rugas e linhas faciais, reposição de volume facial e das maçãs do rosto, melhora da textura da pele, tratamento do sulco nasogeniano (bigode chinês) e do sulco labiomentual (ruga de marionete), aumento do queixo e da linha da mandíbula.
Preenchimento Facial com Hidroxiapatita de cálcio – Radiesse
A hidroxiapatita de cálcio é um composto mineral formado por cálcio e fosfato, presente naturalmente nos ossos do corpo humano. O Radiesse, um gel injetável com princípio ativo desta substância, é utilizado como forma de preenchimento facial recomendada em situações nas quais ocorreu uma grande perda de volume da gordura e de sustentação do tecido facial. Isso porque atua nos vincos mais profundos da pele, como o famoso bigode chinês e as linhas de expressão mais profundas.
Ele proporciona um preenchimento imediato e estimula de forma progressiva a produção de colágeno pelo corpo. Além disso, o rosto ganha uma aparência mais jovial e saudável. A aplicação é realizada com uma pomada anestésica na região subcutânea.O efeito é temporário, uma vez que a substância é absorvida pelo organismo com o tempo, durando cerca de dois a três anos.
Preenchimento Facial com PMMA – Bioplastia
O PMMA, ou polimetilmetacrilato, é uma substância plástica na forma de microesferas que normalmente é usada em procedimentos estéticos, especialmente para realizar preenchimento facial – a bioplastia. Indicado, em geral, para quem deseja melhorar a aparência, retardar o desenvolvimento de rugas – principalmente ao redor da boca ou uniformizar contornos faciais como queixo ou nariz.
O procedimento é feito com anestesia local e consiste na aplicação de uma injeção contendo PMMA. O produto implantado ajuda a aumentar o volume da região e a sustentar a pele não sendo reabsorvido pelo corpo e, por isso, tem resultados duradouros que já podem ser notados após 1 ou 2 meses do tratamento.
No entanto, o preenchimento facial com PMMA só deve ser usado para tratar pequenas áreas e realizado por um profissional especializado, pois é um tratamento estético que possui vários riscos, podendo causar complicações como infecção ou alergia.
É inegável a preocupação das pessoas em relação à sua aparência e ao envelhecimento.Em razão disso, a indústria estética tem apresentado diversos tratamentos, sejam os de preenchimento facial, ou ainda, os com bioestimuladores de colágeno. Embora a maioria dos procedimentos sejam seguros, é importante procurar um bom profissional e, com ele, dialogar sobre o melhor tratamento para o seu caso.