Como Escolher o Tipo de Prótese de Silicone

Muitas mulheres, insatisfeitas com o formato ou tamanho dos seios, optam por colocar próteses de silicone para valorizá-los melhor. Quem decidiu colocar próteses de mama, com certeza já se questionou sobre qual o tipo mais adequado para si.

Entretanto, esse não é um motivo de preocupação, pois durante a consulta com o cirurgião plástico que fará o procedimento essa escolha será feita. Para a definição do tipo de prótese de mama, ele levará em consideração os objetivos da paciente e também alguns aspectos físicos como o perfil da paciente, tamanho do tórax, espessura da pele, entre outros.

Os Tipos de Próteses de Mama

Antes de mais nada, vale destacar que a colocação da prótese de mama seja realizada por um cirurgião plástico especialista regularizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Da mesma forma, é importante que a prótese de silicone esteja de acordo com os critérios de qualidade, tenha aprovação da ANVISA e possua prazo de vida útil de pelo menos 10 anos.

As próteses de silicone são estruturas de gel, de silicone ou de solução salina que variam de acordo com a forma , o perfil e o tamanho. Além disso, na hora da escolha da mesma também  leva-se em consideração a estrutura física do paciente. 

Planilha com medidas de paciente para implante de silicone nas mamas

Prótese com Solução Salina: este tipo é colocado por meio de uma pequena incisão e, logo após, a prótese é enchida e ajustada ao corpo. O material é palpável e, havendo ruptura, isso é facilmente percebido porque uma mama fica menor que a outra.

Próteses de Gel ou de Silicone: tais próteses são mais lisas e macias, dificilmente palpáveis. Por isso, na maioria das vezes, não costumam ser percebidos os sintomas de ruptura. Estes são os tipos de próteses de mama mais utilizados pelas mulheres.

As próteses de silicone mamárias, em geral, são usadas por mulheres que pretendem aumentar os seios, corrigir assimetrias e melhorar o contorno da mama, por exemplo. Entre os motivos que levam à mamoplastia estão, por exemplo, a ação do tempo, uma grande perda de peso decorrente de dietas ou de cirurgia bariátrica, ou ainda, a amamentação, fatores que fazem com que os seios possam ficar caídos e flácidos.

Além disso, utiliza-se a inserção de próteses de silicone na reconstrução mamária quando é necessária a remoção da mama devido ao câncer. Atualmente existem campanhas, como a do Outubro Rosa, que dão o apoio necessário às mulheres que passaram por essa doença e necessitam recuperar a autoestima.

Tamanhos de Próteses de Mama

Quanto ao tamanho da prótese de mama, o volume varia entre 150 e 600 ml; a média mais comum entre as mulheres é de 300 ml. No momento da decisão também é levado em consideração a estrutura física da mulher e o seu objetivo. 

Forma da Prótese

Próteses de Silicone Diversas sendo medidas pelo médico cirurgião

Quanto à forma, as próteses de mama podem ser classificadas como:

  • Prótese cônica: o volume maior fica no centro da mama, garantindo maior projeção para os seios;
  • Prótese redonda: este é o tipo mais escolhido, uma vez que torna o colo mais desenhado e traz melhor contorno à mama;
  • Prótese anatômica ou em forma de gota: a maior parte do volume da prótese mamária concentra-se na parte debaixo, garantindo naturalidade ao aumento, ainda que o colo fique pouco marcado. Por esta razão, não costuma ser a opção da maioria das mulheres. Por outro lado, normalmente este tipo é indicado para pacientes terapêuticos que necessitam fazer a reconstrução da mama após terem passado por mastectomia, quando o objetivo é devolver a forma ao seio e melhorar o seu contorno.   

Perfil da Prótese

O perfil da prótese de mama pode ser dividido em super alto, alto, moderado e baixo. Se a intenção é ter mamas empinadas e projetadas, quanto mais alto for o perfil da prótese, maior a garantia do resultado esperado. Entretanto, é certo que a aparência não será natural.

Paciente sentindo a textura da prótese de silicone

Já com o perfil moderado e baixo, a mama fica mais plana. Dessa forma, não haverá projeção e nem marcação do colo, já que a prótese possui pouco volume e grande diâmetro.

Gostou das nossas Notícias?

Compartilhe essa página nas suas redes

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Skype
Twitter

Guia para uma Recuperação Eficaz Após Cirurgias Plásticas

A recuperação após uma cirurgia plástica é um período crítico, onde a atenção aos cuidados pós-operatórios é fundamental para assegurar um resultado bem-sucedido e evitar complicações.

A decisão de se submeter a uma cirurgia plástica pode ser um marco importante na vida de alguém, representando um caminho para maior autoestima e conforto pessoal. Contudo, a jornada para um resultado positivo estende-se para além do procedimento cirúrgico em si. A fase de recuperação e os cuidados subsequentes são decisivos na moldagem dos resultados finais e na prevenção de eventuais problemas. Este texto aborda práticas recomendadas e conselhos para uma recuperação tranquila, salientando a importância de se manter fiel às recomendações médicas e de ser proativo no cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Leia a Notícia Completa »
Antes de depois de rejuvenescimento facial em mulher jovem.

Envelhecimento Facial Pode Ser Amenizado?

O envelhecimento facial motivou o desenvolvimento de inúmeras alternativas de tratamento para suavizar ou eliminar os sinais da passagem do tempo. Cada vez mais, os procedimentos invasivos e não invasivos de rejuvenescimento facial estão sendo realizados para atenuá-los e restaurar a aparência jovial.

Leia a Notícia Completa »
Mulher madura bonita, olhando as marcas do envelhecimento nos olhos.

Olhar Jovial Livre das Marcas do Envelhecimento

A área dos olhos é acometida pela flacidez de pele, naturalmente, à medida que o tempo passa; resultado do processo de envelhecimento. Especialmente as pálpebras, deixam a região dos olhos pesada e, em alguns casos, dificultam a visão. A partir dos 35 anos de idade esse processo começa a acontecer, porém isso não quer dizer que não possa aparecer ainda mais cedo para as pessoas com predisposição genética. O avançar da idade, junto às influências das mudanças hormonais, tornam a musculatura da região mais fina e, consequentemente, menos firme.

Leia a Notícia Completa »
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?